Inicio

segunda-feira, 31 de maio de 2010

DE QUEM É A AUTORIDADE FINANCEIRA NO LAR ?


ESTUDO N. 116 - AUTORIDADE FINANCEIRA NO LAR

De quem é a responsabilidade da liderança financeira do lar ?

· A falta de uma liderança comprometida com Deus no lar pode ser devastadora para uma família.
As mulheres estão experimentando pressões como nunca antes, porque estão carregando fardos que Deus nunca intencionou que elas carregassem.
Por que ?
Porque muitos homens abandonaram suas responsabilidades de liderança.
· Existe mulheres que assumiram a responsabilidade de negociar com credores, cuidar que as contas sejam pagas em dia, disciplinar os filhos, e manter a ordem em casa.
Na maioria das vezes porque seus maridos não aceitam a responsabilidade.
Isso não quer dizer que todos os homens sejam irresponsaveis.
Felizmente, a maioria é responsavel.
Todavia, com a tendencia social do momento em direção à “igualdade” , cada vez mais os homens estão encorajados a ignorarem suas responsabilidades ordenadas por Deus, a fim de receber a aprovação das esposas.
Muitas mulheres que assumem o papel de liderança no lar descobrem que estão destruindo a saúde, a paz e o casamento delas.

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as proprias mãos,
a derriba “
Pv 14:1

EQUILÍBRIO

· Numa sessão de aconselhamento, uma esposa comentou, “Eu tenho controle sobre todo o dinheiro em nossa casa. Meu marido não sabe administra-lo, por isso eu assumi”.
· Não havia dúvida de que ela dominava a família, incluindo as finanças. Todavia, o resultado de assumir o controle, foi estresse emocional e físico, e quase um colapso total nas comunicações no casamento.
· Situação oposta, quase igual, ocorreu com um outro casal. O marido sentia tão fortemente acerca de seu papel como autoridade no lar que recusava permitir a sua esposa participar das decisões financeiras.
· Uma vez que ele continuamente fazia as decisões sem consultá-la, ela, naturalmente, sentia que ele não confiava nela, nem a respeitava.
· Ambas as situações mostram que o plano de Deus de autoridade no lar não é nenhuma dessas duas. É um esforço conjunto com responsabilidades diferenciadas. Em qualquer relacionamento tão intimo quanto o casamento, precisa haver um compartilhar de responsabilidades e capacidades.

OS PAPEIS DO MARIDO E DA ESPOSA

· O encargo da administração da casa, repousa sobre o marido - “ Que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?” - 1 Tm 3:4-5
· A responsabilidade da esposa é apoiar seu marido, seguindo a orientação dele (o contrário de atazanar e pressionar). Algumas vezes ela precisa estar disposta a sofrer com ele e deixá-lo falhar se necessário - “ Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa” - 1 Pe 3:1

CONCLUSÃO

· Maridos são designados por Deus para serem líderes em seus lares, incluindo a área de finanças: “ Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos “ - 1 Co 16:13
· Como líder, o marido e pai precisa ser forte o suficiente no Senhor para perceber que sua esposa é a sua principal conselheira aqui na terra. Deus a fez diferente mas não inferior. As forças dela são providenciadas para contrabalançar as fraquezas dele, e vice versa.
“A casa e os bens vem como herança dos pais, mas do Senhor,
a esposa prudente” Pv 19:1

O QUE SEMPRE FAZ O QUE SEMPRE FEZ,
VAI SEMPRE ALCANÇAR O QUE SEMPRE ALCANÇOU !

No Amor de Jesus,

Pr. Humberto Freire

Nenhum comentário: