Inicio

domingo, 30 de maio de 2010

UMA MULHER, UMA LIÇÃO DE VIDA !


ESTUDO N. 64 – UMA MULHER, UMA LIÇÃO DE VIDA

A palavra de Deus é alimento.
Lições / princípios para nossa vida.
Ela nos fortalece, nos alimenta.
Deixe o ES falar com voce, alimentando-o .
Rute uma mulher de fibra.

Rute e Noemi :
Enquanto viveram foi uma historia difícil e triste de ser vivida.

Para nós :
Uma historia bonita, cheia de ensinamentos gerando um padrão de vida para nós.

Noemi :
Soube ver com os olhos da fé.
Tinha tudo para reclamar, desistir, mas ela viu e agiu diferente.

Belém – Uma família Hebréia :
Tempo de fome.
Elimeleque , o marido.
2 filhos : Malom e Quilion.

Problemas financeiros :
Escassez de alimento.
Fome.
Roubo da paz.
Desestabilizou a família.
Nos distancia de Deus.
( mesmo problema nos dias de hoje ) !
essa família vivia isso.
decidiram mudar para Moabe.
Hoje muitos acham que mudar para os USA resolve .

Moabe :
Terra distante.
Novos sonhos, novas perspectivas.
Mudar para outro pais = a única solução.
A família de Noemi faz isso, vai para Moabe.
Começam a viver um novo tempo.
Elimeleque = morre
Noemi fica viúva com 2 filhos sozinha – Rt 1:3
Se torna pai e mãe por + 10 anos
Consegue sobreviver ali.
Casou seus 2 filhos – Rt 1:4
Rt 1:5 = morrem seus 2 filhos
10 anos de luta, de esforço = agora perdeu tudo – marido e filhos.
Ficou só com 2 viuvas (noras) – Órfã e Rute.
Rt 1:6 = ouviu dizer que em Belém já havia pão, decidiu voltar para Belém.
Noemi diz para as noras voltaram para a casa de seus pais.
Rute decide seguir com Noemi – Rt 1:16-17
Rute = este nome significa Amiga
Voltam então para Belém.
Duas viúvas, sozinhas, sem recursos.
Rt 1:19 = a visão dos antigos vizinhos, amigos c/ comentários desagradáveis.
Rt 1:20 – Noemi responde.
Noemi = felicidade ( um nome contra toda a sua realidade ).
Mara = amarga / amargura – Rt 1:20-21
Felicidade x Amargura = plano de Deus.
Deus abre os seus olhos, penetra no teu coração ti ensinando essas coisas.
Elimeleque : Eli = Deus
Meleque = Rei
( então Noemi – Felicidade se casou com Elimeleque = Deus, meu Rei.
Eu me casei com o sonho que eu tinha
Eu me casei com Deus, meu rei.
Tiveram filhos, tiveram fome, mudaram para Moabe.
Elimeleque morre, Noemi fica só.
( viuvos de cônjuges vivos )
Deus esta querendo ensinar uma lição a Noemi
Deus usa as situações para nos ensinar coisas novas.
( todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus )
Noemi = então agora se preocupa com os filhos
Noemi começa a viver intensamente para o futuro dos filhos
Malom = Doente / Enfermo / Fraco
Quilion = Morte
Duas palavras pesadas.
Deus nos mostra que havia duas coisas na família de Noemi = Doença e Morte.
HOJE : Coisas que queremos / desejamos >> podem ser doença e morte.
Quem vai entender isso, mas se cremos em Deus sabemos que todas as coisas cooperam para o bem . . .

Noemi >> Rute :
Rute não me siga
Eu não posso de dar um outro marido
Mas Rute a segue
Boaz : Rt 2:1
Rute vai ao campo buscar espigas.
Noemi não quis pedir favor a Boaz
Por acaso Rute entra no campo de Boaz - Rt 2:3
Boaz a vê e lhe da cobertura e sustento – Rt 2:6-8
Rute conta a Noemi
Noemi entende que Deus esta movendo
Boaz tocado pelo ES fica sensível
Pela cultura da época Noemi poderia requerer a restituição a seus parentes dos bens do seu marido.
Noemi passa a vez para Rute ( o direito )
Noemi orienta Rute
Resgatador : Rt 3:9, 12, 18 e Rt 4:1-12
Rute se casa com Boaz – Rt 4:14-17
Gera a Obede >> Jesse >> Davi >> Jesus
Obede = Auxilio

Noemi entendeu :
Minha força não esta no meu marido
Minha força não esta nos meus filhos
Minha força está em Deus.
Mulheres importantes na genealogia de Jesus
Mulheres que resolveram confiar em Deus.

DEUS LHE CONCEDEU AUXILIO ! ! !
Reconheça Deus na situação + terrivel, dura, dificil, . . .
( não credite + nada para Satanás – já está debaixo dos meus pés )
Abra os seu olhos e veja que a sua volta há pessoas que voce pode abençoar.

No amor de Jesus,

Pr. Humberto Freire


Nenhum comentário: