sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

IMPLICAÇÕES NO FICAR

Ao longo de meus dez anos de ministério pastoral tenho convivido diretamente com jovens e adolescentes, uma pratica em nossos dias entre eles é “ o ficar” por isso quero colocar a minha visão pastoral sobre o “ficar”.
Tenho aprendido com os próprios jovens e adolescentes que o “ficar” é uma condição temporária de relacionamento e caricias entre duas pessoas.
Dentro da minha visão pastoral, (fiz questão de colocar a minha, pois não posso responder por outros colegas de ministério) quero expor motivos pelos quais entendo que o ficar não é saudável para jovens e adolescentes e em especial para o jovem e o adolescente Evangélico.

1. A vida é uma construção de relacionamentos :
O “ficar” é contrario a construção, pois é algo de momento, tornando as pessoas descartáveis, no “ficar” não há consideração à pessoa no que diz respeito ao sentimento, mais o estimulo ao instinto.

2. O “Ficar” cria a idéia de liberdade plena :
Estimula a idéia de não se ter relacionamentos duradouros.
Não há referencia de estabilidade e sem estabilidade não há construção.

3. O “ficar” acaba-se tornando como uma brincadeira de vídeo game :
Porem nele é real e as conseqüências podem ser irreparáveis:
Corre-se o risco de perder-se a referencia de fidelidade no relacionamento, e amanhã levar esse conceito para o casamento, ou viver infeliz no casamento, pois não haverá satisfação no relacionar-se apenas com uma pessoa.
E quem sabe até por fim a um casamento, transformando em transitório algo duradouro.
Os Ficantes de carteirinhas correm o risco de serem rotulados de volúveis e ninguém se arriscar a algo mais serio com eles, como o namoro, por exemplo.
O ficar não respeita limites no contato físico e muitos adolescentes adiantam etapas de suas vidas em que ainda não estão preparados para experimentarem nem física nem psicologicamente.

Poderia relacionar ainda outros motivos, mais tenho certeza de que jovens e adolescentes conhecem muito bem cada um deles.
Porem a Luz da bíblia quero convida-los jovens e adolescentes a uma profunda reflexão e com a orientação do Espírito Santo estabelecerem metas para sua vida.

“Não vos conformeis com esse Mundo...” Romanos 12.1
Você não deve sentir-se constrangido a “ficar” porque todos seus amigos inclusive alguns da igreja ficam, lembre-se o padrão do mundo não é o padrão de Deus.
O diferente é não ser igual.

“Ninguém despreze a tua mocidade, mas se exemplo dos fies... I Timoteo 4,12
O jovem e o adolescente Evangélico precisa levantar a bandeira do compromisso com Cristo e com sua palavra, não agir no padrão que todos agem.

Amado jovem e adolescente sei que é difícil e muito difícil ter um padrão de comportamento diferenciado em um mundo tão deturpado, mais se não for agora, dificilmente será depois.
Faça uma lista das vantagens de namorar em relação ao ficar, analise, avalie não se deixa guiar pelos instintos, estabeleça metas espirituais para sua vida. Você está na fase de namorar, então namore, mais faça isto com responsabilidade, seja um jovem diferente.

No Amor de Jesus,
Pr. Humberto Freire

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget