Inicio

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O PECADO ENGANA E DESTRÓI



1 - A PALAVRA do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
2 - Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3 - E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
4 - Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
5 - Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
6 - Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
7 - No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,
8 - Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
9 - No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar,
10 - Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.
Jeremias 18:1-10

O oleiro é uma das profissões mais antigas, onde exige bastante concentração dedicação e habilidade.
Todo oleiro tem um cuidado especial com o barro.
Imagine olhando para um barro onde para muitos não tem valor, as vezes jogado no canto e muitos até dizem: Não poderá deste vaso criar uma obra preciosa.
Deus conhece as nossas vidas, sabe o que podemos fazer e até onde podemos chegar.
O Salmo 139 diz: Antes mesmo de nascermos o Senhor escreveu cada minuto, segundo, cada instante de nossas vidas no seu livro?
O oleiro, quando transforma o barro em um vaso, espera que, este vaso sempre seja um vaso de honra.
Ou seja, que as pessoas olhem admiradas para este vaso moldado e transformado pelo oleiro e se espante com tanta beleza.
Pôr que Deus disse a Jeremias desce a casa do oleiro ?.

1 - Jr 17:1= encontramos o texto dizendo: o pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração?
O povo estava tão acostumado a pecar que não se incomodava com ele.
Era como se fosse um pecado de estimação, não deixavam independente das circunstâncias.
Era o pecado da iniquidade que separava a ação do oleiro.
O pecado faz separação entre Deus e os homens.

2 – Jr 18:2 = Te farei ouvir as minhas palavras ? .
A produção do oleiro depende da qualidade da argila, pôr isso, a palavra de Deus tem o poder transformador.
A qualidade de vida de Judá impedia que o melhor que Deus tinha para o seu povo chegassem até eles.
O que Deus faz do seu povo depende da reação deste povo.?
Só a palavra de Deus como desde a criação pode trazer vida a todas as coisas. Para o oleiro a argila era imprópria para o seu projeto.
Para Deus o pecado de Judá impedia que a transformassem sua vida em uma vida de benção.
Muitas vezes impedimos o agir de Deus em nossas vidas pôr causa da qualidade de vida, relacionamento e comunhão com nosso Deus e com as pessoas que nos cercam.
Assim como a qualidade da argila limita as possibilidades de produção do oleiro, assim a qualidade do povo limita o que Deus fará com ele.

3 – Jr 18:4,6 = Quebrado usado em Jeremias 13:7, é traduzido como apodrecido , ou seja, em péssima qualidade.
Mesmo com a qualidade que não era desejada, o oleiro pode transformar em um vaso de honra.
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? (Rm. 9:21-22)

4 – Jr 18:8 = se aquela nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que intentava fazer-lhe? .
O coração do oleiro é um coração misericordioso.
Deus não rejeita um coração quebrantado, é o que diz a Sua palavra.
Quando o homem se arrepende e muda de atitude, o Senhor nosso Deus derrama a sua compaixão e manifesta a sua misericórdia.
E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mal caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito que faria e não o fez. (Jonas. 3:10)
“ Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar e orar e se converter do seu mal caminho, Eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra “ ( 2 Cronicas 7:14 )

Deixe que Deus molde sua vida, trate cada área onde existe deformidades, para que ele possa melhorar sua qualidade de vida através da sua palavra e verás que, você nunca mais será um pote, vaso ou argila descartada pôr causa da péssima qualidade, mas o oleiro Jesus Cristo tocará, mudará e transformará a sua vida.
Você não mais será vaso de desonra, mas um vaso de Honra para glória de Deus Pai.
Visite hoje mesmo a Casa do Oleiro !
“ Tu és o oleiro e nós o barro, obra das tuas mãos “
Isaias 64:8

No amor de Jesus,
Pr. Humberto Freire


Nenhum comentário: