Inicio

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

UM GRANDE PROJETO DE DEUS, O CASAMENTO !

“ Portanto deixará o homem seu pai e sua mãe e apegar-se-a a sua mulher e serão ambos uma só carne “
Genesis 2:24

Quando lemos o versículo acima temos a certeza que o casamento é um plano concebido pelo Deus todo poderoso, mas apesar dele ter planejado tudo, ele nos deu o direito de escolher tudo o que quisermos, ele nos deu o livre arbítrio e com base no “famoso” livre arbítrio eu pergunto:

Você casou porque?
1. Porque queria sair de casa?
2. Porque estava grávida?
3. Porque engravidou a namorada?
4. Porque não suportava mais a pressão dos pais?
5. Porque não agüentava mais tanta solidão?
6. Porque não era feliz?

Você casou pra que?
1. Para ter sua própria casa?
2. Para responder por si mesmo (a)?
3. Para assumir uma gravidez indesejada e satisfazer a sociedade?
4. Para ter uma companhia?
5. Para ser feliz?
6. Para fazer alguém feliz?

Temos muito motivos para nos casarmos, mas o maior de todos deve ser “Para fazer o nosso cônjuge feliz”, pois eu creio que não há prazer maior do que ver a felicidade estampada no rosto da pessoa que escolhemos para passar o resto de nossas vidas.

Muitos casamentos acabam, muitos casamentos esfriam, muitos outros mal começam e já terminam.

Tudo isso acontece por não terem maturidade para encarar um compromisso grandioso como o casamento. Muitos escolhem errado, por motivos também errados, e a responsabilidade de um casamento é grande.

Muito escolhem seus esposos e esposas por motivos diversos e que na realidade são pequenos, pra falar a verdade por motivos fúteis tais como:

• Atração física.
• Interesse financeiro.
• Fama.
• Beleza estética.

Esquecem totalmente que nós envelhecemos, que o dinheiro pode acabar, esquecem que ficaremos enrugados e que a fama é coisa efêmera, é coisa passageira e que um casamento feito com esta base está fadado ao insucesso, mas quando fazemos uma escolha correta com responsabilidade e maturidade temos todas as possibilidades de termos um casamento de sucesso pois:
• Casamento é amor.
• Casamento é entrega.
• Casamento é partilha.
• Casamento é renuncia.
• Casamento é compromisso.
• Casamento é cumplicidade.
• Casamento é parceria.
• Casamento é responsabilidade.
• Casamento é ter um só objetivo.
• Casamento é ter só um pensamento. Pois “uma só carne” não se restringe somente a sexo como muita gente pensa.

No livro de Gênesis 1.27 e 28 – Diz que Deus criou o homem a sua imagem, macho e fêmea e Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos.

Frutificação e multiplicação só são possíveis, com maturidade, com entendimento, pois somente uma árvore com maturidade é que pode dar bons frutos. Existem por aí árvores precoces dando muitos frutos, mas são precoces, são fora de tempo e em Eclesiastes 3.1 - diz que há tempo para tudo, inclusive para frutificar, pois somente um fruto colhido no tempo certo tem um sabor especial, um fruto colhido no tempo certo tem um sabor inigualável.

Agora, todos os casamentos que foram feitos com escolhas e motivos errados e que falharam, poderiam ter dado certo se o convidado principal tivesse sido Jesus. Pois quando ele é convidado acontece uma transformação tremenda; a água é transformada em vinho, o que é insípido passa a ter sabor, o que é incolor passa a ter cor e o que é inodoro passa a ter cheiro e o cheiro é agradável, é cheiro suave que chega as narinas de Deus.

Nós sabemos que onde há vinho, há festa, alegria, comunhão. Mas infelizmente são inúmeros os casamentos onde o vinho já acabou há muito tempo e é preciso recorrer a Jesus para que através de sua intervenção nossas talhas sejam cheias e o milagre da transformação possa acontecer, precisamos provar do vinho novo, pois:

• Jesus é alegria.
• Jesus é paz, é amor.
• Jesus é perdão, é restauração.
• Jesus é transformação.
• Jesus é vida eterna.
• E o que melhor, ele está sempre presente para nos abençoar.

A bíblia fala que quando nós casamos, o nosso corpo deixa de nos pertencer, passa a pertencer ao nosso parceiro. O meu corpo pertence a minha esposa e o corpo da minha esposa me pertence, e tudo que Deus nos dá, tudo o que nos pertence temos que ter muito cuidado, temos que cuidar bem dos presentes que recebemos de Deus.
Você pensa também desta forma?

A bíblia diz em Pv 18.22 – Quem acha uma esposa, acha um tesouro e alcança a benevolência do Senhor.

Eu entendo neste versículo, que realmente a esposa é um tesouro que devemos guardar e que Deus com sua benevolência vai usar de toda sua bondade para ajudar o casal a superar todas as adversidades. E devemos estar vigilante, pois assim como o casamento é projeto de Deus para “JUNÇÃO”, também é projeto de satanás para “SEPARAÇÃO” . E eu imagino, que naquele momento quando Deus ordenou para que frutificassem e multiplicassem, satanás com maldade em seu coração pensou: Se esse povo crescer e se multiplicar como está sendo ordenado, se foram criados para adorarem a Deus em espírito e em verdade, onde é que eu vou entrar nesta história?, se todos forem adora-lo, quem vai me adorar? Então em seu coração elaborou um plano de acabar com todos os casamentos através da dúvida, da mentira, da sodomia, do homossexualismo e do lesbianismo, pois com tais praticas não haveria; frutificação nem multiplicação.
Sem esquecer o “livre arbítrio”, e que também através da prostituição, o que havia sido abençoado por Deus teria um fim, pois dificilmente um homem ou uma mulher traída perdoa seu parceiro, e assim acaba um dos planos de Deus para a vida do homem, sem contar que muitos resolvem aplicar a lei de Talião “olho por olho, dente por dente” e tornam-se também traidores. VIGIEM.

No livro de Efésios 5.25 diz: Vós maridos, amai vossas mulheres assim como Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela.

Na bíblia, a igreja, é comparada sistematicamente a uma esposa, a quem Jesus está ligado e de quem não se separará nunca. Da mesma forma deve ser a nossa atitude, pois casamento como falei anteriormente é um projeto de Deus para que com frutificação e multiplicação a sua igreja cresça e que sejamos bilhões, trilhões de adoradores, adorando-o em Espírito e em Verdade.

Em Colossenses 3.18 diz; Vós mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém ao Senhor.

Neste versículo existe a palavra “sujeitas” e em outras traduções, “submissas”. Que me leva a meditar e tentar entender até que ponto elas devem ser “sujeitas e submissas” aos seus maridos nos dias de hoje, pois tem muito homem fazendo muita besteira. A bíblia nos relata que o homem estava só, e que todos os dias, Deus vinha para passear com ele nos fins de tarde e que Adão ia colocando os nomes em todos os animais, então ele percebeu que todos tinham um parceiro, porém ele não. E Deus Disse não é bom que o homem fique só, vou lhe fazer uma “ajudadora”, isso quer dizer PARCEIRA. E Deus quer que sejamos parceiros e que entendamos que a mulher foi criada para resolver problemas e o primeiro que ela resolveu foi o da Solidão do Adão.

Em 1 Pe 3.7 – diz; Igualmente vós maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra a mulher, como vaso mais fraco, como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.

Ao fazermos comentários relativos a este versículo, temos que ter muito tato e muita maturidade para falar sobre este assunto, a palavra “ Coabitar” no meu entender é muito profunda, pois traduz muita situação vivida “à dois”, esta palavra além de falar da vida conjugal e da consumação do ato sexual, da forma que se deve fazer sexo saudável, quer dizer também que devemos viver “nossa” vida na total dependência de Jesus:

1. A preposição ( Co ) quer dizer junto.
2. Habitar junto com Jesus.
3. Viver junto com Jesus.
4. Pensar junto como Jesus.
5. Fazer junto com Jesus.
• Pois eu tenho que abrir o meu coração para que Jesus entre e habite em mim.
• Eu tenho que viver com Jesus constantemente em meu pensamento e que ele jamais saia do meu coração.
• Os pensamentos de Deus são mais altos que os meus, mas quando eu chegar a mesma estatura de Jesus meus pensamentos serão como os dele.
• Eu tenho que fazer é com Jesus, andar com ele em santidade.

Agora as coisas tornam-se complicadas para os dois sabe porque?

Não nascemos juntos, não nos conhecíamos, mas um dia; nos vemos, nos encontramos, nos apaixonamos, nos enamoramos, nos amamos e resolvemos casar.

Passamos momentos felizes, no namoro, no noivado e enfim casamos, que maravilha, podemos fazer o que sempre sonhamos, enfim saímos da casa de nossos pais, enfim a liberdade tão sonhada.

Trazemos para a “casa nova” todos os nossos pertences. Trazemos nossas malas com tudo o que é nosso, inclusive os nossos defeitos tais como:

• A nossa individualidade, esquecemos a parceria, passamos a ser concorrentes, esquecemos que fazemos parte de um corpo e que um pé, jamais será mão e que não devemos concorrer e sim nos ajudar.

• Esquecemos que seremos uma só carne, portanto temos que partilhar.

• Esquecemos completamente o juramento de Parceria.

• Esquecemos de trocar definitivamente do nosso vocabulário a palavra “MEU” pela palavra “NOSSO”.

• Esquecemos também que o objetivo era crescermos juntos.

• Esquecemos que em uma parceria não existe as palavras “eu mando” e sim “nós combinamos”.

• Esquecemos que entre os dois não existe um senhor, os dois são servos.

• Esquecemos que o respeito deve ser mútuo e nunca deve deixar de existir.

• Deixamos a rotina tomar de conta de nossas vidas e esquecemos de nos amar mais.

Mas o pior de tudo é que não queremos renunciar a nada, queremos que a pessoa que escolhemos para viver o resto de nossas vidas renuncie a tudo, mas nós não renunciamos a nada.

Renúncia é coisa séria, um bom exemplo é o do “Jovem rico” de Mc 10.17-31, aquele jovem queria a vida eterna, ele acertou quatro vezes e errou uma vez, mas aquele erro foi terrível.

1. Ele buscou no momento certo, ele buscou na “Juventude”.

2. Ele buscou da forma certa, ele buscou adorando “Bom mestre”

3. Ele buscou a coisa certa, ele buscou a “Salvação”

4. Ele buscou na pessoa certa, ele buscou em “Jesus” só ele salva e dá vida eterna.
Mas ele não renunciou, e sem renúncia não há salvação, temos que renunciar a tudo o que não agrada, nem ao homem nem a Deus, principalmente o que desagrada a Deus.

Alguns enfatizam que foi pela desobediência da mulher que o pecado entrou dentro de nossas casas, e se esquecem que foi através da mulher que aquele que perdoa todos os pecados veio ao mundo para nos salvar.

No amor de Jesus,
Pr. Humberto Freire

5 comentários:

irmao chiquinho disse...

Graça e Paz meus amados,

Hoje fiquei muito surpreso ao me deparar com "UM GRANDE PROJETO DE DEUS, O CASAMENTO!" e constatar que se tratava de um lindo estudo biblico com o titulo de "CASAMENTO" que Deus me deu no dia 19 de fevereiro de 2009 e que eu publiquei no site "WEB SERVOS" no dia 29 de Março de 2009, eu queria entender com que autoridade o Senhor mudou o título do texto e ainda assinou como se fosse de sua autoria, esta não é uma atitude de um servo de Deus, principalmente de um pastor. Deixo para sua meditação Jr 17:11a / Jr 22:13, e também lhe dizer que existe uma semelhança muito grande entre o Pastor e o lôbo (AMBOS GOSTAM DE OVELHAS)

Abaixo o cabeçalho da publicação no Web Servos.

Casamento
( 1674 visitas )

Publicado em: 29/3/2009
Por: Francisco Freitas
Assembléia de Deus - Teresina-PI
fariaschagas@hotmail.com
Biblia para Referência
Bíblia Virtual

Versão p/ impressão
Versão impressora

CASAMENTO

Gn 2.24 – Portanto deixará o homem seu pai e sua mãe e apegar-se-a a sua mulher e serão ambos uma só carne.

Abaixo é o final da publicação no Web Servos

Alguns enfatizam que foi pela desobediência da mulher que o pecado entrou dentro de nossas casas, e se esquecem que foi através da mulher que aquele que perdoa todos os pecados veio ao mundo para nos salvar.

Irmãos, que nunca esqueçamos que em nossas vidas só existe um Senhor e este é Jesus de Nazaré o salvador de nossas vidas.

Que a Graça e a Paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja com todos nós.

Amém.

Francisco das Chagas Freitas de Farias
Assembléia de Deus – Sub-Congregação Cidade Nova
Teresina – PI


Teresina, (Pi), 19 de fevereiro de 2009

Caso alguem queira conferir pesquise no Web servos,pois tenhos mais 23 estudos publicados e lhes indico um em especial " DESVIADOS NA CASA DE DEUS"

Que Deus tenha misericórdia de todos nós.

Francisco

irmao chiquinho disse...

A paz do Senhor Jesus meus amados,

Hoje dia 19 de janeiro de 2012, me enchi de coragem, e resolvi fazer o que eu já devia ter feito tempos atrás, lhe pedir perdão do mais profundo do meu coração por todas estas palavras duras que disse. O Espírito Santo de Deus até nos alerta quando estamos prestes a tomar decisões precipitadas, mas o nosso ego é algo tremendo não nos deixa o ver e ouvir claramente os desejos de Deus para as nossas vidas.E Santo de Deus. E o Espírito Santo de Deus, depois de eu ter cometido este grande erro, tem me alertado e falado ao meu coracão: "A PALAVRA É DE DEUS, A PALAVRA NÃO É TUA,como você quer tomar posse de algo que não é teu?
Então hoje me enchi de coragem para lhe pedir mais uma vez, ME PERDOEM EM NOME DE JESUS.

Irmão Chiquinho

Anônimo disse...

A Paz do Senhor,
Só queria entender porque depois de dois anos, o nome do autor verdadeiro ainda não foi colocado neste estudo.

Pb.Chiquinho

Unknown disse...

A Paz do Senhor,
Só queria entender porque depois de seis anos, o nome do autor verdadeiro ainda não foi colocado neste estudo.

Pb.Chiquinho

Petrolina, Pe, 12 de Julho de 2018

Unknown disse...

A Paz do Senhor,

A palavra de Deus diz em; (Jeremias 17:9) - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?, anos atrás trabalhei em uma grande empresa de Goiás, a maior esmagadora de soja da america latina, provavelmente a maior e melhor empresa que trabalhei na minha vida. E uma das coisas que mais me admirava naquela empresa era o seu lema e que todos seguiam a fundo que era: VISÃO, MISSÃO, VALORES E CÓDIGO DE ÉTICA, todos deveriam andar conforme esse lema e todos deveriam andar em concordancia, nenhum deveria estar em desordem. O que tenho observado é que o Pastor Humberto Freite talvez tenha VISÃO, talvez tenha uma MISSÃO,com certeza ele tem seus VALORES, mas infelizmente não tem um pingo de CÓDIGO DE ÉTICA. pois até hoje, seis anos depois ele continua como autor de algo que não lhe pertence, pois esse estudo acima Deus me deu em 2009.

No amor e na justiça de Jesus

Pb. Chiquinho

(Marcos 12:17) - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele.