Inicio

quarta-feira, 16 de junho de 2010

QUESTÃO FINANCEIRA E O HOMEM

A Biblia é clara quanto ao dinheiro, diz que ele é necessário, e bom te-lo, pois o dinheiro atende a tudo diz o Rei Salomão, traz segurança e atende os desejos de nosso coração.
No entanto a Biblia diz também que o AMOR ao dinheiro é como uma raiz ruim, pois provoca a AVAREZA e o EGOISMO.
Quero lhe propor abaixo alguns tópicos sobre a questão financeira e analisar o que Deus diz na sua Palavra sobre isso e qual o principio que Ele nos dá para nossa paz, alegria, conquista e prosperidade.

1.Fonte de Segurança :

Veja o que Deus diz em sua Palavra em 1 Tm 6:17-19
“ Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna “
Principio :
A fonte da nossa segurança está em Deus, não nas riquezas. Devemos acumular para nós tesouros no céu, não na terra.

2.Contentamento :

Veja o que Deus diz em sua Palavra em Hb 13:5 e 1 Tm 6:9-10

Hb 13:5
“ Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei “

1 Tm 6:6-8
“ Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes “
Principio :
Devemos nos contentar com a presença do Senhor conosco, e o suprimento das necessidades básicas.

3.Avareza :

Veja o que Deus diz em sua Palavra em 1 Tm 6:6-9
“ Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores “
Principio :
O desejo de ficar rico rápido, o amor ao dinheiro, pode desviar alguns da fé.

4.Divida :

Veja o que Deus diz em sua Palavra em Pv 22:7 e Rm 13:8

Pv 22:7
“ O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta

Rm 13:8
“ A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei “
Principio :
Divida leva a escravidão, e deve ser evitada a qualquer custo.

5.Conflitos financeiros :

Veja o que Deus diz em sua Palavra em Tg 4:1-4
“ DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus “
Principio :
A cobiça produz conflitos e destrói relacionamentos entre as pessoas.

6.Ansiedade (desemprego, etc ) :

Veja o que Deus diz em sua Palavra em Mt 6:25-34
“ Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal “
Principio :
Devemos descansar no soberano cuidado de Deus, cientes do amor e da proteção Dele.

7.Crises ( acidentes, contas inesperadas, etc ) :

Veja o que Deus diz em sua Palavra em Fp 4:10-12
“ Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade “
Principio :
Nosso contentamento não depende das circunstancias, mas do nosso relacionamento com o Senhor .

8.Decisões Financeiras :

Veja o que Deus diz em sua Palavra em Gn 2:24 , Mt 6:33 e Pv 3:5-6

Gn 2:24
“ Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne “

Mt 6:33
“ Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas “

Pv 3:5-6
“ Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas “

Principio :
Devemos ser unidos, como casal na busca do Senhor e Seu reino em primeiro lugar. Confiantes única e exclusivamente Nele.

9.Fiança :

Veja o que Deus diz em sua Palavra em Pv 22:26-27 , Pv 6:1-5 e Pv 11:15

Pv 22:26-27
“ Não estejas entre os que se comprometem, e entre os que ficam por fiadores de dívidas, Pois se não tens com que pagar, deixarias que te tirassem até a tua cama de debaixo de ti?”

Pv 6:1-5
“ FILHO meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho, E te deixaste enredar pelas próprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca; Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, já que caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro. Não dês sono aos teus olhos, nem deixes adormecer as tuas pálpebras. Livra-te, como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro”

Pv 11:15
“ Decerto sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que evita a fiança estará seguro”
Principio :
Devemos fugir da fiança a não ser que estejamos dispostos a pagar tudo sem ressentimentos.

10.Contribuição :

Veja o que Deus diz em sua Palavra em Pv 3:9-10 e 1 Co 16:1-2

Pv 3:9-10
“ Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos, E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”

1 Co 16:1-2
“ ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar”
Principio :
Devemos reconhecer o Senhor como dono de todas as coisas através da oferta livre e espontânea para Ele.

11.Trabalho e Descanso :

Veja o que Deus diz em sua Palavra em Sl 127:1-2 , 2 Ts 3:10 e Pv 21:5

Sl 127:1-2
“SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono”

2 Ts 3:10
“ Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também”

Pv 21:5
“ Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza”
Principio :
Devemos trabalhar diligentemente, mas não exageradamente, por um salário justo, não exorbitante, e com descanso apropriado no Senhor.

12.Atitude para com os pobres :

Veja o que Deus diz em sua Palavra em Pv 11:24-26 e Pv 14:21,31

Pv 11:24-26
“ Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido. Ao que retém o trigo o povo amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do que o vende”

Pv 14:21 e 31
“ O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado.O que oprime o pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado o honra”
Principio :
Devemos mostrar compaixão aos pobres, contribuindo generosamente para aliviar seu sofrimento.

A Palavra de Deus falou com você em uma dessas áreas ?
Lembre-se só há uma maneira de acabarmos com os conflitos financeiros em nossas vidas, adotarmos o padrão do reino de Deus sobre as finanças.
Vamos, não seja apenas ouvinte, seja um praticante, e seja prospero !.

No Amor de Jesus,
Pr. Humberto Freire


Nenhum comentário: