Inicio

sábado, 12 de junho de 2010

DIA DOS NAMORADOS

Hoje, 12 de junho comemoramos o “ Dia dos Namorados “ , e algumas coisas nos vem a cabeça, nos fazendo refletir sobre esta data tão marcante nesse mundo e a ter algumas reflexões, as quais queremos compartilhar com vocês.

Sejam vocês Casados, Noivos ou Namorados, trata-se de um relacionamento entre um homem e uma mulher, portanto um relacionamento que precisa estar permeados de amor, carinho, gentileza, comunicação, . . . felicidade !.

No entanto para nós que temos trabalhado com casais, seja em grupos, seja em aconselhamentos, e também dando cursos para noivos, temos visto o grande desafio que são os relacionamentos.

Os casados, principalmente as esposas reclamam da falta de romantismo de seus maridos depois do casamento, seja ele de 1 ano ou de 50 anos.

Os noivos também tem as suas queixas, pois depois do compromisso mais solido das alianças do noivado, os verdadeiros pombinhos começam a surgir.

Já os namorados, que vivem o tempo da CONQUISTA, estão aparentemente bem, trocando carinhos, sutilezas, presentes e romantismo, inclusive os rapazes.

Olhando para tudo isso, nesta data intitulada Dia dos Namorados, somos bombardeados pelo Marketing ao consumo como um gesto de Amor.

Acho que devemos lembrar do nosso amor, e expressar com um presente sim, mas muitas vezes esse presente vem neste dia para tapar conflitos, desarmonias, problemas de relacionamentos, falta de presença, falta de companheirismo, etc, ai o presente que vezes compramos a duras penas não passa de uma tapeação, tentando tapar o sol com a peneira.

Pedi ao Senhor que nos desse uma porção da Sua Palavra, como conselho neste dia para todos nós, e o texto que o Ele nos deu foi :

Eclesiastes 3:1-8
1 - TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
2 - Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
3 - Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
4 - Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5 - Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
6 - Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
7 - Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8 - Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

Quando eu olha para esse texto, eu vejo conselhos que o homem mais sábio de toda a terra, Salomão deixou registrado para a nossa vida. Ele diz que há tempo determinado para todas as coisas.

Então aprendemos nessa porção da Palavra de Deus, de que há tempo para todas as coisas.
O tempo do namoro, o tempo noivado, e o tempo de casado.
O tempo de namoro é o tempo da conquista.
O tempo de noivado é tempo de firmas as estacas da conquista.
Já o tempo de casado é o tempo de desfrutar da conquista.
Quando não entendemos essa questão ficamos pessoas frustradas, decepcionadas, e é muito comum as mulheres dizerem que sentem saudades do tempo em que os maridos eram namorados.

Mas o tempo da conquista passou, o tempo de firmar as estacas da conquista também, é preciso entender que agora é o tempo de desfrutar da conquista.

Trocando em miúdos, no namoro somos dois desconhecidos, lutando pela conquista dos corações um do outro, cheio de gentilezas, de carinho, de apreciarmos a aparência física, onde cada um tenta surpreender o outro no vestir, no falar, nos comportamentos, portanto vivemos uma quase “mentira”, pois escondemos verdadeiramente quem somos de fato.

No noivado, uma aliança é firmada, é tido que estamos caminhando para a solidificação da conquista, e já começamos a nos mostrar um pouco mais.

O casamento chega, o dia tão sonhado e esperado, o enfim “sós” quase que mágico acontece, só que junto com isso começamos a tirar as mascaras, porque casamento é nudez, é transparência, e temos que revelar quem verdadeiramente somos.

Mas Salomão esta dizendo que tudo isso são tempos, fases que temos que viver, e em cada uma delas tem as suas particularidades.

Precisamos aprender com isso, para não ficarmos sofrendo, ver o é de cada fase e a vivermos com toda intensidade.

Portanto deste dia dos namorados, queremos dizer o seguinte :

1. Namorados = curtam essa fase, sejam conquistadores dos corações um do outro.

2. Noivos = curtam essa fase, solidifiquem a conquista do namoro, comessem a se conhecerem mais e melhor.

3. Casados = desfrutem da conquista debaixo da aliança e dos votos que vocês estabeleceram diante de Deus e dos homens.

Para os noivos e casados que tem saudades do tempo de namoro, que se cobram disso, ficam obcecados, querendo que aquele tempo volte, o próprio Salomão diz algo sobre isso, veja :


Eclesiastes 7:8
“ Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas . . . “

Que revelação, que benção de Deus, usar o rei Salomão para nos dizer que o fim das coisas é melhor que o começo delas.

E isso acontece é conosco individualmente nosso físico, sempre gostamos mais de nossa aparência (apesar dos anos, das rugas) do hoje.

Portanto, recebam em seus corações essa porção da Palavra de Deus, como um presente do Pai, que é AMOR a todos os namorados, noivos e casados.

No Amor de Jesus,

Pr. Humberto e Pra. Raquel



Nenhum comentário: