Inicio

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A ORAÇÃO DE JABEZ, ALCANÇANDO A BENÇÃO DE DEUS !

Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos, sua mãe chamou lhe Jabez. Dizendo : Porque com dores o dei a luz.
Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição!. E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido – 1 Cr 4:9-10

Introdução :
1 Cr 1 a 1 Cr 8 = fala de genealogia :
Os descendentes de Adão - dos filhos de Noé - de Sem
de Ismael - de Abraão e Quetura - Os descendentes de Esaú
descendentes de Seir . . . até os descendentes de Benjamim

Mas há um registro diferente em 1 Cr 4:9-10 :
há uma pausa
registra-se uma mini-biografia de um homem – Jabez
porque ?
O que houve de extraordinário para que isso acontecesse ?

Dicionário :
Jabez : que causa dor – causa sofrimento
Ilustre : de grande mérito – nobre – famoso - renomado

Nome no VT :
Era carregado com aquilo que sobrevinha para a pessoa
Ex : Jacó – Trapaceiro
Malom – doente / enfermo
Quilion – morte
( filhos de Noemi - ambos morreram jovens )

Jabez : que causa dor – causa sofrimento :
Que infância
Que perspectiva de futuro
Como eram as coisas a sua volta

A oração de Jabez :
Um marco na historia da humanidade
Uma oração que reúne : VISÃO – MISSÃO E VALORES
Uma oração que dá esperança
Uma oração que amplia horizontes
Uma oração que concede combustível para as almas mais aflitas e sem perspectivas
A riqueza das palavras e a sinceridade do pedido de Jabez demonstram o profundo desejo de mudar o rumo de sua vida, de sua cultura e de como influenciar outras pessoas.
Um homem cujo nome significava sofrimento, um anônimo transformado em ILUSTRE.
Uma oração simples com cinco pedidos diretos e uma resposta MUDOU para sempre sua vida e de sua descendência.
Uma historia que também mudará a sua vida !

I ) Oh! Tomara que me abençoes
II) Oh! Tomara que me alargues as fronteiras
III) Oh! Tomara que seja comigo a Tua mão
IV) Oh! Tomara que me preserves do mal
V) Oh! Tomara que não me sobrevenha aflição

Tomara : que exprime desejo – aspiração

I ) OH! TOMARA QUE ME ABENÇOES
• Benção = Transporte de felicidade.
• Abençoado = Aquele que foi atingido por transportes de felicidade.
• Abençoar = Gerar caminhos para a infiltração de transportes de felicidade.
• OH! Tomara que me faças feliz.
• OH! Tomara que me faças realizado.
• OH! Tomara que me faças completo.
• OH! Tomara que me dês motivos de alegria.
• OH! Tomara que me dês contentamento.
• O desafio do servo do Senhor é aprender a identificar os transportes de felicidade em sua vida. (BENÇÃOS).
• QUEM IDENTIFICA A BENÇÃO, VALORIZA.
• QUEM VALORIZA, CUIDA.
• QUEM CUIDA, APERFEIÇOA.
• QUEM APERFEIÇOA, CRESCE.

I I ) OH! TOMARA QUE ME ALARGUES AS FRONTEIRAS
Fronteiras alargadas exigem maiores investimentos:
• MAIS RECURSOS
• MAIS TRABALHO.
• MAIS TEMPO.
• MAIS DEDICAÇÃO.
• MAIS ESFORÇO.
• MAIS DISCIPLINA.
• FRONTEIRAS ALARGADAS = MAIORES COLHEITAS.
• MAIORES COLHEITAS = MAIORES INVESTIMENTOS.
• NÃO É POSSÍVEL COLHER MAIS INVESTINDO O MESMO TANTO.

MUITOS QUEREM CRESCER, MAS NÃO QUEREM INVESTIR MAIS
• Não abrem mão de nada.
• Não querem sacrifício.
• Não querem provações.
• Não querem desprender-se do necessário.
• Não querem aprender
• Não querem ter um esforço extra,
• ...mas querem ser abençoados.

OH! TOMARA QUE EU SEJA ATINGIDO PELOS TRANSPORTES DE FELICIDADE QUE O SENHOR ENVIA A MIM, QUE EU APRENDA A IDENTIFICÁ-LOS E QUE EU INVISTA E TRABALHE PARA ATRAIR PARA A MINHA VIDA MOTIVOS DE FELICIDADE CADA VEZ MAIORES.

I I I ) OH! TOMARA QUE SEJA COMIGO A TUA MÃO . . .

Js.4:24 – Para que todos os povos da terra conheçam que a mão do Senhor é forte, a fim de que temais ao Senhor, vosso Deus, todos os dias.

Nm.11:23 – Porém o Senhor respondeu a Moisés: Ter-se-ia encurtado a mão do Senhor? Agora mesmo, verás se cumprirá ou não a minha palavra!
V.31- Então, soprou um vento do Senhor, e trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia, ao seu redor, cerca de dois côvados sobre a terra.

A MÃO DO SENHOR TROUXE:
• O MILAGRE.
• O SUPRIMENTO DAS NECESSIDADES.
• A SUPERAÇÃO DAS EXPECTATIVAS.

A MÃO DO SENHOR TROUXE:
• O QUE NINGUÉM ESPERAVA
• DO JEITO QUE NINGUÉM ESPERAVA.
• DE ONDE NINGUÉM ESPERAVA.

• Para o cristão, dependência de Deus é sinônimo de poder.

Dt.5:15 - ...porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado

A mão de Deus nos conduz para uma vida de:
• LIVRAMENTO.
• MUDANÇA DE RUMO.
• MUDANÇA DE HISTÓRIA.

Ed.7:28 - ... E que estendeu para mim a sua misericórdia perante o rei, os seus conselheiros e todos os seus príncipes poderosos. Assim, me animei, segundo a boa mão do Senhor, meu Deus, sobre mim, e ajuntei de Israel alguns chefes para subirem comigo.

• A mão do Senhor renova o ânimo em tempos de crises e dificuldades.

Is.40:12a- Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmo?

A mão de Deus:
• Tem potencial de Criação.
• Sustenta com poder aquilo que cria.
• A mão do Senhor controla todas as coisas

Ez.20:33- Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, com mão poderosa, com braço estendido e derramado furor, hei de reinar sobre vós;...

I V ) OH! TOMARA QUE ELE ME PRESERVES DO MAL
• PRESERVAR: Livrar de algum mal ou dano, livrar, resguardar.
• . . . e me livres do mal.
• . . . e me resguardes do mal.

Jer.29:11 – Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Pensamentos de paz e não de mal
• Deus só pensa, só projeta para a minha vida, coisas que me trazem paz.
• O mal não é pensamento ou projeto de Deus para a minha vida.

E ME PRESERVES DO MAL
• E me livres de tudo aquilo que o Senhor não pensou, não projetou para mim, porque essas coisas vão impedir que:
• Me abençoes
• Me alargues as fronteiras.

• E me livres de tudo aquilo que vai impedir o meu crescimento.
• pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

O MAL

Êx.14:10-14 . E chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao Senhor:
Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito?
Não é isso o que te dissemos no Egito: Deixa-nos para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto.
Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.

1- Deus tirou o povo do Egito, mas o povo não tinha tirado o Egito de si mesmos.
• Coisa que Deus abomina é uma vida dividida que leva ao retrocesso.
• Não se pode pensar em fronteiras alargadas retrocedendo em nossa caminhada.

Êx.14:15 – Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

Hb 10:38 - Todavia, o meu justo viverá pela fé; e se retroceder, nele não se compraz a minha alma.

Êx.16:11-12 - E o Senhor disse a Moisés: Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel; Dize-lhes: Ao crepúsculo da tarde, comereis carne, e, pela manhã, vos fartareis de pão, e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus

2- Um segundo fator que atrapalha o crescimento do filho de Deus é o desenvolver de lábios murmuradores; aqueles que só proclamam descontentamento e lamúria.
Israel conseguiu acender a ira de Deus com sua murmuração pelo deserto.
• A boca murmuradora é produto de uma visão distorcida e equivocada da vida cristã.
• Quem murmura não cresce por que seu foco e energia estão concentradas no motivo do seu descontentamento e não no que pode ser feito para mudar a situação.

Sm. 15:22- Porém, Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça a sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.

3- Não há arma satânica mais poderosa para retardar o crescimento de alguém, do que a desobediência seguida de uma vida de religiosidade.
• A oração não substitui a obediência.

V ) OH! TOMARA QUE ELE NÃO PERMITA QUE ME SOBREVENHA AFLIÇÃO!
• A AFLIÇÃO NÃO VENHA SOBRE MIM!
• AFLIÇÃO: Angústia, sofrimento, mágoa, dor, cuidado, inquietação.
• A aflição é o mecanismo de implosão da alma.

FONTES DE AFLIÇÃO

• 1- Ausência da benção (aprovação) de Deus.

Pv 10:22 - A benção do Senhor enriquece e com ela não traz desgosto.

Rm 12:2E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a BOA, AGRADÁVEL e PERFEITA vontade de Deus.

Gn.5:6- Portanto, dize aos filhos de Israel: eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas do Egito, e vos livrarei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes manifestações de julgamento.

• 2- Ausência de crescimento.
• . . . e me alargues as fronteiras ...
• . . . de modo que não me sobrevenha aflição!

Js. 14:12- Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia ( 45 anos antes), pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquitas e grandes e fortes cidades; o Senhor, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu.
Js.14:13- Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança.

• CALEBE CRESCEU PORQUE CONFIOU NA PROMESSA DO SENHOR.
• . . . que seja comigo a tua mão... de modo que não me sobrevenha aflição!

• 3- Ausência da mão de Deus em nossa vida.

A COMPANHIA DE JESUS

Mc.4:39- E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.

• TER A MÃO DE DEUS EM NOSSA VIDA NÃO SIGNIFICA AUSÊNCIA DE TEMPESTADE.
• TER A MÃO DE DEUS EM NOSSA VIDA SIGNIFICA QUE, EM MEIO À TEMPESTADE, NOSSO BARCO JAMAIS VAI AFUNDAR.
• 4- Contato e influência do mal.
• . . . e me preserves do mal.
• . . . de modo que não me sobrevenha aflição!

Mt.26:75 – Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.

UM PROPOSITO DE UM MÊS :
Anotar a oração de Jabez em cartõezinhos
Decorar – memorizar – se encher dessa verdade
Se encher desse desejo = TOMARA QUE . . .
CRER !

No Amor de Jesus,

Pr. Humberto Freire

Nenhum comentário: