Inicio

sexta-feira, 5 de março de 2010

BOM ÂNIMO

BOM ÂNIMO


A mensagem do Evangelho possui o poder necessário para operar o milagre que você necessita.
Quando ela fala ao seu coração, a parte do Senhor em relação à benção já esta feita, porém, a missão que cabe a você ainda precisa ser terminada.
Nas Escrituras, vemos Jesus exortando os que O procuravam a terem bom ânimo.
Ora, se Ele é o mesmo hoje e faz as mesmas coisas, Suas orientações também são as mesmas do passado.
Diante disso, agora, faz-se necessário ter bom ânimo.
Vejamos alguns exemplos sobre a importância disso :

O PECADO TIRA O ÂNIMO :
Jesus ministrava em Cafernaum em uma casa cheia de pessoas interessadas em aprender do Mestre e a receber Suas bênçãos.
Em determinado momento, algumas delas foram buscar um homem que era paralitico.
Porém, ao chegarem lá, encontraram a casa lotada, nem junto a porta havia lugar.
Então, dirigidos pela fé, aqueles homens subiram ao telhado e tiraram algumas telhas, fazendo um abertura por onde abaixaram seu amigo aleijado.
Todo aquele trabalho deve ter incomodado muita gente, inclusive o dono da casa, que, talvez, tenha pensado no prejuízo sofrido.
Entretanto, ao ver aquilo tudo, o Senhor disse ao homem enfermo : E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralitico : Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados – Mt 9:2.
Isso mostra que os pecados daquele homem o haviam feito ficar desanimado e, por conseguinte, aleijado.
Como as pessoas não entendiam que, livre do pecado e com ânimo recobrado, aquele enfermo poderia ser curado, o Mestre ordenou que o homem se levantasse, tomasse a cama e andasse.
O Filho de Deus fez isso na presença de todos, o que levou as pessoas a comentarem que jamais tinham visto algo igual em Israel.

O SENTIMENTO DE ESTAR PERDIDO ARRASA A PESSOA :
Existia uma mulher que sofria de hemorragia havia 12 anos.
Ela fizera tudo o que poderia ser feito. Gastando seu dinheiro com muitos médicos, mas nada tinha adiantado.
Certo dia, porém, ouviu falar do Senhor, de como Ele curava, do poder que emanava do Seu ser, e, ao dar ouvidos aquelas palavras a respeito do Mestre, ela recebeu fé para ser sarada.
Preste atenção, pois a fé mostra exatamente, como agir para receber a cura.
Aquela mulher sentiu que deveria tocar o Filho de Deus, o que seria proibido pela lei religiosa que imperava naquelas terras.
No entanto, disposta a cumprir o que a fé lhe ordenara, saiu diligentemente, em busca de onde o Mestre poderia ser achado, até que O encontrou.
Ela misturou-se à multidão que caminhava ao lado do Senhor, e, em dado momento, um vento fez as vestes de Jesus tremularem diante dela e, sem que ninguém a visse, ela tocou na orla da roupa do Messias.
Naquele instante, o Senhor perguntou quem havia tocado Nele.
Os discípulos tentaram convence-lo de que quem anda em meio a multidão é apertado e, por isso, Ele não deveria estar preocupado por alguém lhe ter esbarrado.
Contudo, o Salvador foi enfático ao afirmar que alguma pessoa lhe havia tocado com fé e intenção, pois ele sentira que tinha saído virtude de Si a ponto de ter emanado cura.
É certo que o Rei dos reis sabia quem havia feito isso, mas Ele desejava que a mulher se identificasse e, assim, recebesse a benção completa, a qual serviria de lição para nós.
Assim, ela apareceu, contou toda a verdade, ao que o Mestre lhe disse : “ Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sâ “ Mt 9:22

A FALTA DE ÂNIMO FAZ VER FANTASMAS :
O Senhor, após um dia de grandes operações, ordenou aos seus discípulos que entrassem no barco e atravessassem o mar, enquanto Ele despedia a multidão.
Aqueles servos de Deus obedeceram, e, após todos terem partido, o Mestre subiu a um monte e passou horas em oração.
Ao ver que eles estavam em dificuldades, por causa de uma grande tempestade, Jesus foi em direção a eles.
No entanto, tais homens estavam tão desanimados com aquela tormenta, que ao avistarem-no, gritaram apavorados, pensando que era um fantasma.
Incrível !.
Os discípulos do Senhor tinham medo de espíritos.
Contudo, isso pode acontecer com qualquer um que deixa o desanimo entrar em sua vida.
Os seguidores de Jesus só se acalmaram quando ouviram o Mestre dizer :
“ Tende bom ânimo, sou eu, não temais “ Mt 14:27

O “ INGREDIENTE “ PARA O MILAGRE ACONTECER :
Era a ultima vez que Jesus passaria por Cafarnaum, pois o Salvador seguiria para Jerusalém, onde seria morto.
Bartimeu, o cego, filho de Timeu, mendigava à beira da estrada e já tinha ouvido acerca daquele que fazia proezas.
Aos escutar o barulho da multidão que passava, tal homem quis saber o porque daquilo e ouviu que era o bom Pastor que subia para a cidade santa.
Então, o cego se pôs a clamar por misericórdia.
As pessoas se zangavam com aquele mendigo, mandando-o calar-se, mas ele gritava cada vez mais alto.
De acordo com a narrativa bíblica, sua fé persistente fez com que o Senhor mandasse que o levassem até Ele : “ E Jesus, parando, disse que o chamassem, e chamaram o cego, dizendo-lhe : Tem bom ânimo, levanta-te, que ele te chama “
Mc 10:49.
Os que foram busca-lo já tinham aprendido com o Mestre a importância de ter bom ânimo.
A propósito, essa era uma das sete qualidades do jovem Davi, as quais eram notórias aos servos do rei Saul, o qual lhes pediu que encontrassem alguém que soubesse tocar harpa, a fim de que o monarca ficasse livre dos espíritos perturbadores Sm 14:16-23.
No caso de Bartimeu, este foi curado , mais uma vez, que aquele que tem bom ânimo para obedecer ao Senhor não se frustra jamais.


COM ÂNIMO, TAMBÉM VENCEREMOS O MUNDO :
O mundo, que não gosta dos servos do Senhor, possui encantos e está disposto a usa-los e a tudo fazer para tira-los do caminho.
O diabo é capaz de levar um filho de Deus a cair no adultério, na fornicação ou prostituição, dentre outros pecados.
O império das trevas também sabe criar suas pressões financeiras e oportunidades para que os incautos caiam em suas tentações.
Portanto, dê ouvidos à Palavra de Deus, pois, assim, você não tropeçara.
O Mestre advertiu-nos : “ Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo “ João 16:33
Não importa o tipo de problema que o tem oprimido, tenha bom ânimo, porque Jesus já triunfou sobre o pecado, e não há mais nada a fazer.
Você não precisa vencer quem já foi vencido, basta ter bom ânimo a fim de passar por qualquer crise sem se comprometer.

ORIENTAÇÃO DADA A JOSUÉ :
Quando Josué recebeu a chamada para suceder Moises e levar o povo à Terra Prometida, ele percebeu a dificuldade de cumprir essa missão, por isso, o Senhor o confortou, dizendo que, assim como Ele havia sido com Moises, seria com ele.
O Criador ainda afirmou que ninguem se susteria diante dele e Josuédeveria ter bom ânimo.
Pelo menos quatro vezes, foi dita tal palavra encorajadora a esse servo do Todo Poderoso.
“ Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria “ Js 1:6
Ele faria o povo herdar a Terra da Promessa, mas tinha de se esforçar e ter bom ânimo.
Você também tem a missão de levar os seus aos Céus.
Não importa o mal que o diabo lhe tenha causado, não desanime.
Tenha bom ânimo, pois quem o comissionou para esta obra estará com você e trará vitoria.
“ Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moises te ordenou, dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares “ Js 1:7
A orientação ficou mais abrangente, Josué deveria esforçar-se e ter mui bom ânimo para fazer conforme a Lei prescrita por Moises, e ainda não deveria desviar-se para a direita e nem para a esquerda, nada de fanatismo, nem de atitudes racionais, coisas da mente.
Então ele, prudentemente, seria conduzido por onde quer que fosse.
Quem tomar esses conselhos logrará o mesmo sucesso.
“ Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo, não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares “ Js 1:9
Por que duvidar ?
Não foi o Senhor quem ordenou ?
Então, não questione o tamanho da missão que você receber por ouvir a Palavra.
Ele irá fornecer-lhe a ajuda e todas as ferramentas necessárias.
Tão somente se esforce e tenha bom ânimo.
Também não fique sobressaltado com algum mal que lhe aconteça, nem fique espantado com o tamanho da ameaça do inimigo, pois Deus também é com você em toda a sua empreitada.
“ Todo homem que for rebelde à tua boca e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares morrerá, tão somente esforça-te e tem bom ânimo “ Js 1:18
Agora eram os cabeças de Israel que o animavam.
Eles entendiam que o líder desanimado é derrota certa para todo o povo.
Se o Senhor o colocou na liderança espiritual de sua família, não perca a oportunidade de deixar o próprio Altissimo fazer a obra por seu intermédio.
Apenas se esforce e tenha bom ânimo.
Você é quem o Pai celeste quer usar.

OS 12 ESPIAS :
Quando chegou a hora de entrar e possuir a terra que o Senhor lhes estava dando como herança, os filhos de Israel era comandados por Moises.
Então por orientação do Senhor, ele escolheu 12 homens - um de cada tribo – e os enviou a espiar a terra, dizendo : “ Também qual é a terra, se grossa ou magra, se nela há arvores ou não, e esforçai-vos e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias da primícias das uvas “ Nm 13:20
Os 12 representantes do povo de Deus foram e, ao cabo de 40 dias, voltaram trazendo a noticia.
Dez deles se deixaram levar pela mentira do inimigo, mas dois – Calebe e Josué – não.
Talvez, pela fisionomia deles e pela noticia que começavam a dar, o povo entristeceu-se e se esqueceu da promessa do Senhor de que aquela terra seria deles.
Ao perceber isso, Calebe tomou a palavra e exortou o povo, dizendo :
“ Subamos, animosamente e possuamo-la em herança, porque, certamente, prevaleceremos contra ela “ Nm 13:30
Contudo, ele não obteve sucesso, visto que o povo preferiu acreditar na má noticia.
De nada adiantou Calebe e Josué argumentarem sobre a promessa de Deus.
Na verdade, aquele povo, inclusive, quis apedrejar esses dois arautos da Boa-Nova.
O Altissimo desejava destruir todos, mas Moises pleiteou por eles, e veio a sentença de que rodeariam a terra até que os homens que, naquele dia, tivessem de 20 anos para cima padecessem de morte natural ou acidental – Nm 14:11-23.
Isso durou 40 anos.
Entretanto, a respeito de Calebe, o Senhor disse : “ Porém meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito e perseverou em seguir-me, eu o levarei a terra em que entrou, e a sua semente a possuira em herança “ Nm 14:24
Diante disso, percebemos que vale a pena ter o Espirito do Senhor sempre a nos guiar.
Faça aquilo que o Senhor tem falado ao seu coração.
A vitoria é sua !

No Amor de Jesus, . . . TENHA BOM ÂNIMO !

Pr. Humberto Freire

Nenhum comentário: