Inicio

quinta-feira, 4 de março de 2010

BABEL, NINRODE O CAÇADOR DE ALMAS

Babel, o conflito da torre - Ninrode, o caçador de almas
Genesis 10:8-12

Assim era conhecido o idealizador do projeto de Babel, era conhecido como caçador, esse descendente de Cão, filho de Noé exercia muita influencia nessa época, um homem que criava armadilhas.
Ele tinha uma capacidade de envolver as pessoas em seus projetos, não apenas por ser um líder, mas pelo carisma que o acompanhava, fazendo as pessoas desistirem de seus sonhos pessoais e lutarem pelos ideais dele, porém ele conseguiu convencer todos que o projeto era um portal para o céu, porém como um grande caçador ele estava planejando uma grande armadilha.
Antes de falar da torre, quero falar sobre seu idealizador, um homem que tinha em mente que era Possível reunir as pessoas em um só propósito, tinha uma mente sem fronteiras, deu as pessoas a esperança de se livrarem do juízo de Deus, uma vez que Deus já havia julgado a terra com o dilúvio.
Na época de Ninrode o mundo era globalizado e de uma só linguagem, porém foram divididos em tribos, sendo hoje um mundo de tribos em busca da globalização e de uma mesma linguagem.

1. Ninrode, uma pessoa ou uma regência :
A resposta é que apesar dele ter existido, sua influencia foi alem de sua geração, pois a regência de Ninrode ocupa o cenário mundial.
São construtores de idéias que vão contra os princípios da palavra de Deus, na economia, na musica, na arte, na literatura, na política, na filosofia, na religião e principalmente no mundo virtual, eles se fundem no final, apesar de seus planos serem separados, mas se encontram no topo da torre, só que buscam novamente por uma unificação da linguagem (idioma), da imagem, dos métodos e por fim de uma religião.

2. Ninrode e Abraão sob qual regência você está :
Noé era o ancestral comum (depois do dilúvio) como Adão o era (antes da queda).
Os três filhos de Noé eram da mesma natureza humana e da mesma carne e sangue humanos que seu pai. (Sem, Cão e Jafé)
Diferente dos animais e toda natureza de espécies diferentes, a humanidade foi criada como uma unidade.
Mas dentro dessas três linhas vindas de Noé, mais diversidade ainda veio a desenvolver-se, que é o ponto de referencia a Ninrode, de quem se diz que se deslocou da Babilônia para a Assíria.
Veja que Abraão vem da linhagem semita, porém Ninrode é de uma semente que gerou um povo rebelde - Cão.
a.Em Genesis 11 um descendente de Cão chamado Ninrode dá início a uma geração rebelde, sendo que no capítulo 12, um descendente de Sem chamado Abraão dá início a uma geração abençoada, sempre que o caos entra na atmosfera, o Senhor levanta um reparador.

3. Ninrode - Um discurso correto, uma motivação deturpada :
Valente caçador - Ele convencia os homens com suas palavras enganosas e os incitava a rebelar-se contra Deus, ele foi o precursor do hipócrita que se reveste com os mantos da piedade a fim de enganar as massas.
A base dessa palavra de hoje é descobrir quais os Ninrodes que capturaram sua alma?
Ao mesmo tempo que precisamos saber que temos o Espírito Santo que nos dá alem do carisma que Ninrode tinha, nos dá a unção.
a.A figura de Ninrode é de um lobo vestido de ovelha :
É a visão clássica desse idealizador de um dos maiores projetos já visto na história humana, levando em consideração os recursos que se tinha em sua época, exerceu uma influencia alem da média com um discurso convincente carregado de técnicas utilizadas em suas caças, Babel é o exemplo de muitos projetos que são construídos para um propósito objetivo, mas por trás existem uma séria de intenções subjetivas, subliminares.

4. Ninrode a celebridade de Sinear Genesis 11:4 :
No vale de Sinear Ninrode, apesar de sua violência, sua conduta, era uma celebridade entre o povo e se tornou o modelo de sucesso levando muitas pessoas a buscarem a fama através de atitudes como a dele - era um antigo tirano, um homem furioso, caçador incansável, fundador de Babel, ele proveu a união da paixão pela caça com habilidade na guerra, ele era violento, arrogante, matador, sua geração se tornou famosa pela habilidade na caça.
Ele provocava medo nas pessoas, apesar desse histórico, era respeitado, pois promovia caças, dava alimento aos pobres, era um líder que depois do dilúvio em um cenário de muitas feras que afugentava as pessoas, era uma espécie de protetor.
Existem comunidades que são comandadas por regências como a de Ninrode, são fora da lei, mas dão a comunidade uma pseudo segurança. Já viu como jovem quer virar celebridade.
a.Um caçador escolhe o melhor lugar :
Normalmente ele arma sua armadilha ou fica na tocaia do lugar onde passam maior quantidade das presas que ele procura.
Nos dias de hoje é interessante como algumas famílias reais, exemplo da Inglaterra onde todos se envolvem com a montaria, com a caça e serviços militares.
b.Um caçador fica a espreita :
Fica esperando o melhor momento para atacar.
c.Um caçador monta armadilhas :
A prática de colocar armadilhas para caça era comum, veja mais uma característica na vida de Ninrode.
O texto que fala sobre o laço do passarinheiro é uma referencia a caça - Salmo 91:3, Oseias 9:8.

5. Um caçador de almas :
Salmo 124:7 - O texto diz que o laço prende a alma - Ninrode é chamado de Gibbor "guerreiro, no livro de Miquéias 5:6, fala a respeito do reino de Ninrode, que se refere a região adjacente à Assíria e várias cidades no vale de Sinear, deu-se no Período de 2450 A.C. o significado do nome Ninrode é rebelde, um caçador que se satisfaz a custas de suas vitimas, sendo uma comparação muito oportuna entre o pastor e o lobo.
a.Os babilônios caçavam por mero esporte, ele também caçava para tornar animais ferozes como o Leão em animais de estimação.
Veja que a palavra para caçador tem origens a palavra para guerreiro - Tsayyad/ Tsavaot - Lembre-se que Esaú se destacou aos olhos do pai por ser um caçador - Genesis 25:27.
b.A característica principal de um guerreiro é a habilidade, porém Ninrode matava pessoas como se fosse animais, ele caçava pessoas como se caça animais.
c.Ninrode era uma antítese de Deus, um anti-Cristo - recebendo sobre ele um dos nomes dados a Deus, o grande Gibor.

6. A grande armadilha, o grande caçador :
Toda armadilha tem alguma coisa que atrai a presa, algumas matam a presa, outras prendem, outras inutilizam, o que precisamos descobrir é quais as armadilhas montadas contra sua vida, Ninrodes são figuras presentes em sua vida, são pessoas que te influenciam e te levam a quebrar princípios.
a.As armadilhas são instrumentos de engano - atraem você e depois que atrai, lhe prendem.
b.O império babilônico era uma grande armadilha :
Com cem portas faziam de seus habitantes e visitantes uma grande prisão, onde as pessoas podiam ir, mas sua alma não queria ir, já viveu isso alguma vez em sua vida, sua convicção está enfraquecida diante da regência da sua alma.
Até exilado depois de livre, ficava na Duvida se voltar para casa era melhor.
c.O que é uma armadilha?
Um atrativo, assim Ninrode estava construindo uma grande armadilha para toda a humanidade existente, daria para ser vista dos quatro cantos da terra, e ao entrar ninguém saía mais.
Veja que essa regência estava sobre a Babilônia, que atraía seus viajantes e até seus exilados não queriam mais voltar.

7. Babilônia, a grande fachada :
Você já ouviu falar de propaganda enganosa?
É isso mesmo, babel era o maior projeto de marketing da história, um Zigurate, uma torre, uma publicidade que tinha uma proposta, construa seu próprio caminho. Babel era uma grande armadilha e Ninrode um grande caçador.
a.Construa seu próprio caminho :
uma outra base que Ninrode queria imprimir na vida daquela geração, é que não preciso seguir caminhos traçados pelo criador, mas eu posso construir meu próprio caminho, seja quão alto eu queira chegar, eu posso, a base é o existencialismo.
b.Ninrode construiu uma grande armadilha :
Agora a grande cartada de Ninrode foi conseguir levantar admiradores, colaboradores, cooperadores, militantes de seu projeto, onde o final dele era fazê-lo célebre na terra e subjugar a todos, pois para eles era um portal, porém para Ninrode a grande armadilha.
c.A figura dos caçadores modernos e suas grandes armadilhas :
Criam armadilhas para os jovens, para as crianças, para as gerações, o mundo virtual hoje é uma grande armadilha, promete amizade sem relacionamento, promete sexo sem responsabilidade, promete religião sem compromisso, promete conhecimento sem sacrifício, promete amor sem dor, veja que a cada ano tem-se construído torres para atrair nossa atenção, porém lembre-se Ninrode era um sujeito com projetos nobres ( a vista), mas com intenções maquiavélicas.

Vamos orar para que toda influência que caçou a sua alma seja cancelada hoje em nome de Jesus.

Shalom,
Pr. Humberto Freire

2 comentários:

LMNT disse...

Uma dúvida com relação a essa personagem diz respeito à quantidade de gente disponível, àquela altura, para ele sair edificando cidades e até fundando um reino.

Observem que a partir de Noé, Nironde estava apenas na 4ª geração!

Claro, sabemos que as pessoas daquela época viviam muito (?) e que, por isso, várias gerações podiam coexistir; mas, mesmo assim, não é estranho tantos feitos, com tão poucos habitantes existindo na terra?!

Unknown disse...

A bíblia não vai expor a quantidade de pessoas na época e sim as gerações. Dessas gerações houve filhos e filhos dos filhos. Não dá para saber a quantidade exata de pessoas, pois, a bíblia cita apenas alguns nomes da descendência de Noé. Mas poderia existir mais pessoas do que os nomes citados. Até porque na época já existiam tribos, era dividido por tribos na terra. Então sim há mais pessoas que não foram citadas na bíblia.