Inicio

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O QUE É DISCIPULADO? O QUE É SER DISCIPULO?

EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
João 15:1-8

O QUE JESUS VEIO FAZER ?
Ele veio gerar discípulos.
Ele não veio gerar evangélicos, só crentes, adeptos, simpatizantes, ou pessoas que gostem um pouquinho do evangelho.
Pelo contrario na sua geração ele teve mais gente que não gostava Dele do que gente que gostava.
Mas Jesus veio gerar discípulos para Ele, discípulos para o Pai.

O QUE PE DISCIPULADO NA VISÃO DE JESUS ?

Mt 28:18
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

1. Fundamento : AUTORIDADE
Não de Homens – Autoridade delegada a Jesus
IDE = é uma atitude de obediência a ordem de Jesus
TODAS AS NAÇÕES : é uma coisa pratica do dia a dia
É fazer diariamente nos meus afazeres
Qdo testemunhamos estamos INDO.
FAZEI DISCIPULOS : é uma atitude
FAZER : indica alguma coisa que não é gerado por si mesmo
É o poder de Deus junto com o nosso IDE.
FAZER DISCIPULOS :
Envolve trabalho
Envolve disposição
Envolve tempo
Envolve aplicação
1. ATITUDE :
Envolve batizar
Envolve vincular
Envolve ensinar
O ENTENDIMENTO CORRETO DO QUE É DISCIPULADO :
Não é controle da sua vida
Que é ter alguém nos controlando o tempo todo, o ir, o vir, etc
Discipulado não é controle
Discipulado não é um estudo Bíblico
Discipulado não é dependência de alguém


DISCIPULADO É ESSA ORDEM DE MT 28:18-20 EM COMPROMISSO COM DEUS E UNS COM OS OUTROS

Uma verdade central do discipulado :
ter vinculo com outra pessoa
é uma constante transmissão de vida
2 Tm 2:2
E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
Voce recebe algo que voce vai transmitir a outros.


O QUE O PROPRIO JESUS DISSE O QUE É SER DISCIPULO ?

I ) Lc 14:26 - MUDAR DE IDENTIDADE :
Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

Aqui Jesus fala que discipulado é vir a Ele
ABORRECER : aqui esta falando de IDENTIDADE
TRADUZINDO : Jesus está dizendo que temos que mudar de identidade
O nosso DNA tem que mudar
Antes de tudo agora, voce é FILHO DE DEUS !
Exemplo : festas, aniversários, datas comemorativas
DNA = muda pela transfusão do sangue de Jesus em nós.
Família Natural x Família de Deus
Adepto x discípulo
TUDO MUDA : DNA – Nova identidade FILHO DE DEUS, IRMÃO DE JESUS

II ) Lc 14:27 – RENUNCIAR A NOSSA VONTADE :
E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.
CRUZ : não é o carro que quebra – não é a sogra – não é um problema
CRUZ : é renuncia - renuncia da sua vontade para fazer a vontade de Deus

SER DISCIPULO DE JESUS É RENUNCIAR A NOSSA VONTADE ! ! !

VONTADE HUMANA : é a coisa mais forte dentro de nós
GETSEMANI : Jesus suou gotas de sangue renunciando a sua vontade
O VERDADEIRO DISCIPULO DE JESUS : abre mão da sua vontade

COISAS QUE A NOSSA VONTADE QUER :
Sombra e água fresca
Quer um formato assim, assim para o culto
Queremos que fulano ministre
Queremos que . . .
Tudo guiado pela nossa vontade
Casamentos terminam porque uma das partes não tem mais vontade de ficar juntos.
O QUE É VIVER EM CIMA DA NOSSA VONTADE : um dia voce quer, outro voce não quer.

NOSSA VONTADE :
Temperamental
Momentânea
Instável
Passageira
Rancorosa
Pecadora
Maliciosa
Partidária
Manipuladora
Egoísta

VONTADE DE DEUS :
Boa – Perfeita - Agradavel

III ) Lc 14:33 - RENUNCIAR A HERANÇA DESSE MUNDO :
Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.

RENUNCIAR TUDO :
o que Jesus está dizendo é que temos que abrir mão da nossa herança deste mundo.
Podemos e devemos usufrir de tudo que Ele nos dá, mas essa não é a nossa herança.
Nossa herança é sabermos que Deus tem muito mais na eternidade para nõs.
Devemos fixar a nossa vida naquilo que tem valor eterno.

II Co 4:18 :
Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

II Co 4:17 :
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

Até através das tribulações Deus quer gerar coisas eternas na nossa vida.
Deus quer mudar o nosso foco.
O que Jesus está dizendo aqui neste texto de Lc 14:33 é que o nosso foco não pode ser nas coisas deste mundo que são passageiras e sim nas coisas eternas.
Um discípulo de Jesus ele tem que ter visão do eterno.
E fazer discípulos tem tudo a ver com o investimento eterno, porque a única coisa que vai durar para a eternidade é a tua vida.
Olha para a estrutura deste templo, instrumentos, microfones, pintura, computador, etc, nada disso é eterno, eterno aqui é só voce.
Que mistério é a vida – o sopro de Deus ( eterno )
Nós não entendemos o misterio da vida, mas existe.
Igreja é vida no eterno.
Discipulado é voce querer o eterno de Deus para a sua vida.
Não é buscar um ambiente onde voce vai viver melhor.
Neste ambiente voce vai viver melhor, mas não é tudo, Deus ainda o MELHOR.
O que nós estamos edificando aqui é para ir para a eternidade.
Voce é chamado para participar de algo que para Deus é eterno.

IV ) João 8:31 – PERMANECER ME JESUS – (NA PALAVRA) :
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;

PERMANECER NA PALAVRA : fala de como andamos neste mundo
DIRETRIZ PARA O NOSSO VIVER DIARIO : andar na Palavra
TUDO QUE PODEMOS FAZER OU NÃO FAZER : quem baliza e a Palavra de Deus ( luz para o nosso caminho )
CAMINHOS DE TREVAS x CAMINHOS DE LUZ (iluminados pela Palavra)
PARABOLA DA DRACMA = 1 coisa = acendeu uma candeia


V ) 3 COISAS SOBRE A PALAVRA DE DEUS :

1 ) OUVIR a Palavra de Deus : João 8:47
Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.

Quem é de Deus ouve e dá ouvidos a Palavra de Deus
Ter INTERESSE em ouvir
Ter ZELO em ouvir

2 ) GUARDAR a Palavra de Deus - João 8:51
Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.

Guarde o que Deus ti falou
COMO GUARDAR ?
Grife os textos
Faça anotações
Peça para o Pastor uma copia do esboço
Se tiver cd adquira e ouça varias vezes
SABE PORQUE ?
Para gaurdar
Eu vou ler varias vezes
Eu vou ouvir varias vezes
As circunstancia da vida não vão me roubar esta palavra !
REGISTRAR :
Voce registra o que tem importância
Registrar quer dizer VALORIZAR
VALORIZE A PALAVRA DE DEUS
VT :
escreva onde tudo mundo pode ler, ouvir = na testa, no dorso da mão, nos umbrais, nos portais.
HOJE :
coloque em lugares chaves da sua casa : quadros, bilhetinhos, enfeites, . .
Exemplo : pegue uma promessa de Deus, coloque um bilhetinho com imã na geladeira, todas as vezes que for a geladeira, leia, memorize, guarde, se aproprie da promessa.
BIBLIA : precisa ser toda anotada, manuseada, riscada, com datas, observações, registros do que Deus falou, etc.
SEJA DILIGENTE COM A PALAVRA :
O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.
Pv 10:4

Seja Diligente ( se prepare, se equipe, imaginem, sonhe, tenha expectativa de um encontro com Deus – venha preparado para registrar tudo

3) Praticar a Palavra – Mt 7:24
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

TODO QUE : OUVE + GUARDA = PRATICAR
Voce pratica o que voce já sabe, o que Deus já ti falou ?
LUTAS / CIRCUNSTANCIAS ADVERSAS x PALAVRA DE DEUS
O que é a PRATICA DA PALAVRA ?
É a nossa reação a Palavra de Deus!
A Pratica de Palavra de Deus é quando a nossa vida começa a reagir de acordo com a Palavra de Deus.
Então eu começo a AGIR e a REAGIR de acordo com a Palavra de Deus.
As suas ações, os seus passos, o seu viver diário esta firmado na rocha.

VI ) João 15:8 – PRODUZIR FRUTOS :
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

PROVA DE QUE SOMOS DISCIPULOS DE JESUS :
Produzir, dar MUITOS FRUTOS
Discipulado é frutificação
Qdo que um discípulo verdadeiramente se consuma = é qdo ele começa a dar frutos.
Então ele vai crescendo, crescendo, mas verdadeiramente se torna discípulo qdo dá fruto.
Assim vocês se tornam meus discípulos.

JESUS TI SALVOU PARA TI USAR, SENÃO ELE TI MATAVA

RESUMO :

CARACTERISTICAS DO VERDADEIRO DISCIPULO DE JESUS

MUDAR DE IDENTIDADE
LEVAR A CRUZ = RENUNCIAR A VONTADE
RENUNCIAR A TUDO = A HERANÇA DESSE MUNDO
PERMANECER EM JESUS – NA PALAVRA
OUVIR – GUARDAR – PRATICAR
PRODUZIR FRUTOS

Nenhum comentário: