Inicio

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O CARATER CRISTÃO


Se você tivesse de escolher entre um músico talentoso (mas mau caráter) e outro não tão talentoso (mas de bom caráter) para formar uma banda, qual você escolheria? O que determina o destino de uma pessoa não é seu talento, mas o seu caráter.

Vemos histórias de pessoas talentosas que, por apresentarem falhas de caráter, tiveram suas carreiras destruídas.Em I Tm 4.12, podemos refletir um pouco sobre este tema, através da palavra de Paulo. Eis alguns pontos que nos ajudam a conhecer uma pessoa de bom caráter:1) Na palavra.

É impressionante como as pessoas são falsas. Mentem, manipulam, fofocam e não cumprem o que falam.2) No procedimento. Nossas ações e atitudes refletem muito o nosso caráter. Podemos ter um discurso bonito, mas nossas ações e atitudes mostram que somos incoerentes.3) No amor.

O caráter cristão é muito mais que o caráter segundo o mundo. Para o mundo, integridade e responsabilidade, entre outras qualidades, denotam um homem de caráter. Mas o caráter cristão valoriza o amor. Em I Co 13, Paulo afirma que podemos ter os melhores dons e fé para transportar montes, mas sem amor nada somos.4) Na fé. Sem fé não se pode agradar a Deus. Aliás, a vida cristã começa pela fé e deve sempre caminhar por ela.

As tribulações são momentos em que podemos constatar a amplitude da nossa fé, que é parte integrante do caráter cristão. Crer no amor e no poder de Deus gera em nós atitudes e ações que exalam o perfume de Deus.5) Na pureza. Sem santidade, não veremos a Deus (Hb 12.14). Aqueles que têm mãos limpas e coração puro subirão ao monte do Senhor (Sl 24).O mundo valoriza os talentos.

O mundo valoriza as habilidades. O mundo valoriza a inteligência e o conhecimento. As pessoas bem sucedidas são as mais capazes e as mais talentosas. Este é o sucesso mundano. Mas o homem mais importante do mundo foi desprezado, humilhado, rejeitado e condenado como um criminoso. Aos olhos do mundo, um grande fracassado.

Mas Seu caráter era incomparável, e sua vida mudou o mundo.Será que o caráter cristão é compatível ou aceitável num mundo tão corrompido e cheio de impureza? Infelizmente, o mundo rejeita este tipo de caráter cristão. Mas o Senhor está levantando uma geração que tem o caráter de Cristo, que manifesta a glória de Deus.

Pr. Humberto Freire

Nenhum comentário: