Inicio

terça-feira, 1 de março de 2011

O AMOR É : UM SENTIMENTO OU UMA DECISÃO ?

“ O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta “
I Coríntios 13:4-7

O Apostolo Paulo descreve o AMOR no texto acima expressando o formato do Amor de Deus, de como Deus vê e entende o que é o Amor.
Quero dividir com você o que eu aprendi com este texto que tem mudado a minha vida e com certeza mudara a sua.
Nascemos, crescemos e vamos vivendo nutrindo de que o Amor é SENTIMENTO, no entanto a Biblia nos ensina que AMOR é COMPORTAMENTO, ATITUDES e ESCOLHAS.

Vamos analisar o que Paulo escreveu sobre o que o Amor é :

1. O Amor é PACIENTE :
Vem da palavra paciência, cuja definição é mostrar auto-controle;

2. O Amor é BENIGNO :
Vem da palavra bondade, cuja definição é dar atenção, apreciar, dar incentivo.

3. O Amor NÃO ARDE EM CIUMES, NÃO SE UFANA, NÃO SE ENSOBERBECE :
Isto fala de humildade, cuja definição é ser autentico e sem pretensão ou arrogância.

4. O Amor NÃO SE CONDUZ INCONVENIENTEMENTE, NÃO PROCURA OS SEUS INTERESSES, NÃO SE EXASPERA :
Isto fala de respeito, cuja definição é tratar os outros como pessoas importantes.

5. O Amor NÃO SE RESSENTE DO MAL :
Isto fala de abnegação, cuja definição é satisfazer as necessidades dos outros.

6. O Amor NÃO SE ALEGRA COM A INJUSTIÇA :
Isto fala de perdão, cuja definição é desistir de ressentimento quando prejudicado.

7. O Amor SE REGOZIJA COM A VERDADE :
Isto fala de honestidade, cuja definição é ser livre do engano.

8. O Amor TUDO SOFRE, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA, TUDO SUPORTA, JAMAIS ACABA :
Isto fala de compromisso, cuja definição é sustentar as escolhas.

Vejam, quando olhamos para este texto, buscando o significado das palavras de Paulo, olhamos em um dicionário o quer dizer cada uma dessas palavras encontramos algo assim , mostrar auto controle, dar atenção, apreciação, incentivo, ser autentico, tratar os outros como pessoas importantes, satisfazer as necessidades dos outros, desistir de ressentimento quando prejudicado, ser livre do engano e sustentar nossas escolhas; vemos que tudo isso esta na esfera de comportamento, atitudes, portanto decisão e não sentimento.
Veja eu escolho, decido ser bom, eu decido perdoar, eu decido . . . , eu decido sustentar as escolhas que faço, isso é o AMOR.

Tudo que estiver fora disso, não passa do EU GOSTO DE VOCE, enquanto voce for, fizer, me dar, . . . , essa fonte é o EGOISMO.

Deus o Pai, o Todo Poderoso, nós amou de tal maneira que nos deu o seu único filho JESUS ( ESCOLHA, DECISÃO).
JESUS deixou a gloria do céu, veio a terra por uma ESCOLHA DE AMOR, me salvar, ti salvar.

No Amor de Jesus,
Pr. Humberto Freire

Nenhum comentário: