Inicio

quarta-feira, 14 de julho de 2010

LEVANTANDO BARREIRAS DE PROTEÇÃO EM TORNO DO CORAÇÃO !

"De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua Palavra. De todo coração te busquei; não me deixe fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti" - Salmo 119.9-11

CONHECENDO OS INIMIGOS
As más companhias (A turma).
As tendências negativas da moda.
O lado negativo da mídia.
O uso errado da internet.
A música que não faz bem.

ALGUMAS BARREIRAS DE PROTEÇÃO
Esteja sempre aberto para aprender.
Aprenda principalmente com os erros dos outros.
Leve a sério a "prestação de contas".
Leve a sério a autoridade dos pais.
Mantenha seu nível de resistência alto.
Vida de oração significativa.
Leitura Bíblica devocional.
Cultive relacionamentos enriquecedores.
Nunca brinque de se arriscar.
Cubra seus pontos fracos sempre.

LEVE A SÉRIO A LEI DO ESPELHO
O teste do espelho.
A primeira pessoa que devo conhecer bem sou eu mesmo - Auto Consciência.
Faça sempre uma introspecção.
Cuidado com o EU-CEGO.
A primeira pessoa com quem devo me dar bem sou eu mesmo - Auto-imagem.
A primeira pessoa que me cria problemas sou eu mesmo - Autocrítica.
A primeira pessoa que preciso mudar sou eu mesmo - Desenvolvimento pessoal.
Perguntas para reflexão:
Se você perguntasse para a sua família sobre quais os hábitos e práticas que causam mais mal do que bem a você, o que você acha que eles diriam?
Como você se descreveria?
Qual é o seu pior defeito?
Em qual área você precisa crescer mais?
COLOCANDO INTELIGÊNCIA NAS SUAS EMOÇÕES
Tudo na vida depende de como nos relacionamos com Deus, conosco mesmo e com o próximo. (Amar a Deus, a si mesmo e o próximo.)
Entre o estímulo e a resposta crie uma tecla chamada pausa. (Pv 15.1)
A maneira como você responde aos estímulos pode determinar sua qualidade de vida.

LEVE A SÉRIO O PODER DOS RELACIONAMENTOS
Tudo na vida depende de como nos relacionamos com Deus, conosco mesmo e com o próximo.
O primeiro passo para se relacionar bem, é aprender tudo o que for possível sobre a Arte do Diálogo.

PRATICANDO A ARTE DO DIÁLOGO CONSTRUTIVO
A parte mais importante no diálogo é ouvir.
Cuidado com a escuta seletiva, falsa etc.
Pratique a escuta empática.
Primeiro se esforce para compreender.
A segunda parte mais importante é falar.
Não seja precipitado no falar

No Amor de Jesus,
Pr. Humberto Freire

Nenhum comentário: