Inicio

sábado, 1 de maio de 2010

INVERSÃO DE VALORES


ESTUDO N. 32 – INVERSÃO DE VALORES
Texto Base : Rm 1:23,25

· Inversão de Valores.
· O que é inverter valores ?.
· Numa linguagem bem simples :

COISAS QUE TEM IMPORTANCIA PASSAM A SER COLOCADAS EM UMA POSIÇÃO DE COISAS QUE NÃO TEM IMPORTANCIA
e
COISAS QUE NÃO TEM IMPORTANCIA PASSAM A SER COLOCADAS EM LUGAR DE COISAS QUE TEM IMPORTANCIA

É uma inversão.
É voce inverter :
COISAS ESSENCIAIS PASSAM A SER SECUNDARIAS E COISAS SECUNDARIAS PASSAM A SER ESSENCIAIS
É muito fácil falar da inversão de valores hoje na sociedade.
É fácil.
Mas eu queria dar um alerta ao povo de Deus, de que até dentro da Casa do Senhor, na Igreja, estão fazendo inversão de valores.

PORQUE AS PESSOAS FAZEM INVERSÃO DE VALORES :

1. PURA IGNORANCIA :
Tem gente que faz inversão de valores não é por maldade, é por ignorância.
Sejam valores espirituais ou sociais, não importa, as pessoas invertem por pura ignorância.

2. CRENÇAS E VALORES INTERNALIZADOS DE FORMA ERRADA
· Voce sabia que somos o resultado de crenças e valores internalizados por pai, mãe, escola, amigo, colega, irmãos, sociedade, televisão, etc.
· As pessoas internaliza crenças e valores de maneira errada.
· A escala de valor dessa pessoa também vai estar errada,
· Só substituindo crenças e valores certos, tirando os errados pra voce então ter uma noção exata de uma escala de valor.

3. QUESTÃO CULTURAL
· O ser humano não é produto só do meio, mas também é produto do meio.
· Todo mundo esta fazendo, eu vou fazer também.
· A sociedade diz que : O errado é o certo, e o certo é errado, eu também vou dizer.
VEJA ALGUNS EXEMPLOS :
· Casamento para a vida toda – hoje a sociedade diz que voce pode viver com um camarada, não precisa casar, se não der certo larga e parte para outra.
· A sociedade passa a aceitar isso .
· Questão cultural.

4. O ESTADO PECAMINOSO DO HOMEM :
· Rm 3:23 = diz que todos pecaram.
· Rm 5:12 = Paulo diz que a prova de que o homem pecou é que o homem morre.
· Então desde que o pecado entrou no mundo o homem ficou deficiente, e as suas deficiências o levaram a fazer inversão de valores.

5. AUSENCIA DE DEUS NO CORAÇÃO DO HOMEM :
· Rm 1:23,25 = mudaram a gloria de Deus – trocaram – inversão de valores.
· A ausência de Deus no coração da pessoa, ela perde a escala de valores.
· A pessoa perde a idéia de ABSOLUTO, relativisa tudo.
· Isso é um perigo, esse é um dos maiores perigos que o movimento da Nova Era trouxe nesse tempo de Pós-modernidade : QUE TUDO É DEUS E DEUS É TUDO, então eu construo a minha própria escala de valores.
· Eu não tenho um Deus absoluto que eu tenho que prestar contas, obediência.
· Então o homem se afasta de Deus.
· Cria a sua própria escala de valores e inverte tudo.

VEJAMOS ALGUMAS INVERSÕES DE VALORES :

Eu lamento dizer, alcança até o povo de Deus.
Tem gente que tem idéia de inversão de valores, do tipo :
antigamente a moça se guardava para casar e hoje não.
antigamente o adultério tinha uma punição severa, hoje não tem mais.

Mas, eu quero lhe mostrar que até no nosso meio estamos fazendo inversão de valores :

I ) COISAS VALEM MAIS DO QUE PESSOAS

É uma inversão.
Coisas valem mais do que pessoas.
Voce quer ver ?.
não convida ninguém para vir aqui em casa não, porque esta tudo arrumadinho.
roupas sobrando ( não vai usar mais ) – não dá pra ninguém.
objetos ( ferramentas – moveis – etc ) .
aqui em casa tem que tirar o sapato para entrar.
no meu carro não coloco mais do que quatro pessoas.
na anda mais 2 km para levar uma família por causa de um décimo de gasolina.
Cuidamos mais das coisas do que das pessoas dentro de casa.
Porque voce não empresta, não faz ?
Sabe o que esta acontecendo hoje :

AS PESSOAS ESTÃO AMANDO AS COISAS E USANDO AS PESSOAS
DEVIAMOS AMAR AS PESSOAS E USAR AS COISAS

II ) A APARENCIA VALE MAIS QUE O CONTEUDO

É simpático, fala bonito, não desagrada ninguém, da tapinha nas costas, é sorridente = esse cara é gente boa – é 10.
Não importa o conteúdo que ele tem.
Se tem uma fachada boa é suficiente.
Porque a Comunicação esta sustentada nesse tripé :
PALAVRA + EXPRESSÃO CORPORAL + TOM DE VOZ
Então se camarada souber usar essas 3 coisas, ganha todo mundo.
Exemplo = Na Política – candidato a prefeito
A) phd, doutor, varias universidades, diplomas, preparadíssimo :
. minha gente eu sou candidato a prefeito, eu queria que vocês votassem em mim, porque se eleito eu quero fazer um bom governo nessa cidade, voces podem contar comigo, eu vou governar para o povo e pelo povo, eu estou preparado para essa demanda.
B) semi-analfabeto, só tem o primário, etc :
. minha gente, povo dessa cidade, . . . ( já levou a metade )
. porque comunicação é isso.
Voce sabe como é essa divisão na Neurolinguista :
7% palavras 55% expressão corporal 38% tom de voz
E baseado nisso os valores são invertidos.
Votamos num despreparado, mas que se comunica bem e recusamos um preparado que se comunica mal.
CONTEUDO ZERO = APARENCIA VALE MAIS DO QUE O CONTEUDO.
E no nosso meio ( na igreja ) :
A) É fogo puro = esse é crente, muito santo, espiritual, fala muito em línguas estranhas, tem visões e revelações.
Eu quero dizer que o crente não é conhecido pelo Dom, mas pelos Frutos.
Os Dons são de Deus para o Homem.
Os Frutos são do homem para Deus.
É pelos frutos que se conhece.
Os Dons Deus dá a quem quer, na sua Soberania.
E voce acha que o camarada é mais crente, mais santo, porcausa da fachada dele, mas vai ver o conteúdo . . . vai ver a realidade que ta na mente dele, vai ver o egoismo dele, pisa no calo dele pra ver o que ele faz com voce.
Eu não estou dizendo que não temos que ter tudo isso e usar, eu estou dizendo que muitos usam este artifício para esconder seus pecados.
Irmãos, Jesus, a Palavra já trata desse assunto.
Sobre dar valor a aparência e não ao conteúdo.
Jesus escreveu um capitulo inteiro sobre isso – Mt 23.
V. 27 Jesus disse assim : . . . sepulcros caiados, por fora belos, por dentro cheio de imundícia.
Aparência bonita – conteúdo zero.
Gl 2:6 = Paulo diz que Deus não reconhece e não aceita a aparência do homem.
II Tm 3:5 = Paulo diz que tendo aparência de piedade, mas negando a sua eficácia.
E nós estamos aceitando a aparência em troca do conteúdo.

III ) SERVIÇO CRISTÃO VALE MAIS DO QUE A FAMILIA

Isso é uma inversão de valores, meu irmão.
Com todo respeito de que adianta ficar infurnado na igreja o tempo todo, de segunda a domingo – e a casa – e a família ?
I Ts 2:9 = Paulo diz : trabalhai e anunciai o evangelho.
Ex : casa suja, coisas por fazer, uma desordem, filhos abandonados, sem ganho, voi viver da fé.
I Tm 5:8 = Paulo diz que se não cuidamos dos nossos, da nossa casa, somos piores que o descrente.
Voce tem uma família = cuida dela.
Eu não estou falando que voce não vai fazer nada na igreja, eu não estou dizendo isto.
Eu não estou dizendo para voce cruzar os braços na igreja.
Eu estou dizendo que voce não pode ficar infurnado na igreja, a não ser que voce seja um Pastor renumerado para isto.
Voce infurnado na Igreja e sua família se perdendo.
Alguns nomes de traficantes de drogas : Elias – Oseias – Zaqueu – etc.
Resultado de quem cuidou tanto da igreja e esqueceu a família.
Inversão de valores : Serviço Cristão vale mais do que a família.

IV ) EXPERIENCIAS ESPIRITUAIS VALEM MAIS DO QUE A PALAVRA

Que é isto Pastor ?.
O irmão tem uma experiência, e ai voce confronta com a Palavra e diz, não cabe.
Isso está meio estranho.
Mas o povo prefere acreditar na experiência do que na Palavra.
Experiências espirituais, nenhuma dela é maior do que a Palavra.
A Palavra é Absoluta.
A experiência não pode ser maior que a Palavra.
Se alguém ti contar uma experiência, tremenda, sobrenatural – traga para a Palavra.

V ) RELACIONAMENTO COM IMPIOS MAIS IMPORTANTE QUE RELACIONAMENTO COM IRMÃOS

Pastor eu tenho uma amiga, olha é muito intima.
É uma amigona, é pessoa com quem eu compartilho tudo.
Só tem um probleminha, ela é lésbica, mas é só um detalhe.
Pastor eu tenho um amigo do peito, ele e especial.
É da minha maior intimidade.
Conto a ele segredos que não conta pra ninguém.
Só um porem, é homossexual.
Eu não estou dizendo que voce não tem que se relacionar com essas pessoas, tem sim, amamos todos eles, queremos que eles sejam transformados.
O que eu estou falando é de relacionamento profundo.
I Co 6:14-18 = ler
Corpo, a igreja é um corpo.
Então como é que voce pode ter amizades tão profundas com ímpios e não ter com os irmãos, com aquele que professa a mesma fé que voce.
Tem gente na igreja que as suas amizades são só com os ímpios.
Só vive em festa de ímpio.
Só vive na roda dos escarnecedores.
Vão passear e um bando de ímpios.
Cuidado . . . Cuidado . . . Cuidado . . .
Só tem amigas ímpias, todas as suas coleguinhas.
Olha o teu padrão, olha a tua crença, olha os teus valores, olha o que elas estão falando e contaminando voce ( um pouco de fermento levada toda a massa) . As más conversações corrompem os bons costumes.

VI ) MEUS INTERESSES VALEM MAIS DO QUE O REINO DE DEUS

O dia tem 24 horas, sendo :
8 hs para trabalhar
8 hs para dormir
1 h para almoçar
1 h para jantar
1 h para desolocamentos
½ h para lanche
3 a 4 h para estudar
SOBROU 1 H = TV - INTERNET – ETC
Isso em 24 horas.
Culto de 1,5 hs – já reclamo, acho ruim.
Dinheiro = uso para qualquer capricho, mas não sou capaz de investir num projeto da igreja.
Esforço sobrenatural para conseguir as coisas que quero x esforço nenhum para as coisas do reino.
II Co 5:14-15 = ler
Mt 6:25-33 = ler
Primazia para o reino de Deus.
Sabe porque voce vive num sufoco meu irmãos ?
Porque Deus nunca é priorizado, esta sempre em segundo ou terceiro plano.
Seus interesses são sempre priorizados.
Não é capaz de tira um tempo [ara orar, para ler a Bíblia, etc.

VII ) OUTROS LUGARES É MAIS IMPORTANTE QUE A CASA DE DEUS

Vai mais na casa do irmão, que revela tudo, mostra tudo, do que vai a igreja.
Visita mais lugares atrás de revelação do que vai a casa do Senhor
Eu acredito em revelações, profecias, mas daí andar atrás disso mais do que vir a casa do Senhor.
Não mede distancia e nem sacrifício, mas a igreja é longe.
Porque que essa gente que profetiza em casa, no banheiro, no quarto, no corredor da igreja, não profetiza na igreja ?
Eu vou ti falar porque .
É que na Igreja tem um Pastor com um cajado ! ! !
Sl 27:4-5 = ler
Mt 21:12 = ler
At 3 = ler
A minha casa é a minha casa
A casa do irmão é a casa do irmão
Mas a Igreja é a Casa do Senhor.
NÃO COMPARE ESTE LUGAR COM A CASA DE NINGUEM.

VIII ) O TALENTO VALE MAIS DO QUE O CARATER

LA FORA :
Esse jogador é um craque, é demais.
É ídolo.
Esse artista é tremendo.
Há esses podem fazer isso e aquilo . . .
São talentosos
Talento vale mais do que caráter.
NO NOSSO MEIO :
Como canta bem
Que voz
As musicas que ele escreve é demais
Ele pode . . .
Pastor esse cara é o mais ruço da igreja, olha o dizimo dele – quebra o galho dele, pega leve, não o confronte que ele pode sair.
Há, mas esse cara prega muito, ele é muito bom.
A pregação dele é 10, é show
Ele faz o fogo cair, arrebenta.
. . . ele largou da mulher, mas ela era uma chata, não merecia ele.
DEUS FALANDO DE JÓ – NOE – DANIEL :
Deus fala do CARATER – depois do talento.
O Senhor vem buscar uma Igreja pura, santa, irrepreensível.
Político Evangélico . . .
SUPERVALORIZAMOS O TALENTO E DESPREZAMOS O CARATER

CONCLUSÃO :

I) AS COISAS NÃO SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE AS PESSOAS
II) A APARENCIA NÃO É MAIS IMPORTANTE DO QUE O CONTEUDO.
III) O SERVIÇO CRISTÃO NÃO É MAIS IMPORTANTE QUE A FAMILIA.
IV) A EXPERIENCIA SOBRENATURAL, NÃO É MAIS IMPORTANTE DO QUE A PALAVRA.
V) NENHUMA AMIZADE COM IMPIO É MAIS IMPORTANTE QUE A AMIZADE COM OS IRMÃOS.
VI) MEUS INTERESSES JAMAIS PODEM SER MAIS IMPORTANTES QUE O REINO DE DEUS.
VII) NENHUM LUGAR DESSE MUNDO É MAIS IMPORTANTE QUE A IGREJA.
VIII) DEUS ESTA OLHANDO O MEU CARATER E NÃO O MEU TALENTO.
Obs importante : Estudo baseado em uma Palavra do Pr. Silas Malafaia

No Amor de Jesus,

Pr. Humberto Freire

Nenhum comentário: