Inicio

domingo, 18 de abril de 2010

COMO LIDAR COM O INESPERADO

Texto Base : II Cr 20:1-20,26

Contingência = eventualidade – possibilidade de que algo aconteça ou não

VIVER DIARIO :
Algo muito complicado e interessante.
A vida é algo único, maravilhoso, perfeito, projetada por Deus.
Também é DIFICIL e ESPINHOSO.
Todos nós temos no corpo e na alma e na família marcas das derrotas, das feridas e da guerra – marcas do viver diário e também lagrimas de tudo isso.
A vida é algo EXCELENTE, mas também ESPINHOSO/DIFICIL.

A PARABOLA DO OCEANO :
Apesar da calmaria, o barco da vida sempre navega rumo a uma ameaça qualquer .
Estamos sempre navegando em direção de algum perigo.
Quanto mais percorremos milhas, mais nos aproximamos de tempestades.
Sempre corremos riscos.

ILUSORIO :
Imaginar que porque você tem : tantos anos de experiência, muita saúde, muito dinheiro, um trabalho a prova de demissão, um dinheiro guardado que garante a sua existência, etc, de que você esta imune as tempestades.
Porque a vida tem as suas CONTINGENCIAS.

AMEAÇAS :
Sempre estamos a mercê de ameaças.
VEM CONTRA TI UMA GDE MULTIDÃO !
De repente a sua vida esta numa boa, tudo bem, no trabalho, na saúde, nas finanças, na família, na igreja, com os amigos ; você é obrigado a ouvir : OLHA, VEM CONTRA TI UMA GDE MULTIDÃO.

03 FONTES DE AMEAÇAS :
DE NÓS MESMOS = as vezes nós somos a nossa própria ameaça
DOS QUE ESTÃO AO NOSSO REDOR = dos que nos assessora, em quem confiamos, com quem nós compartilhamos nossas partes frágeis, para quem contamos algum segredo.
DO INESPERADO = circunstancias ( uma enfermidade – um noticia de morte – uma noticia de um acidente – uma atitude do governo )


II Cr 20:1-20,26 – COMO LIDAR COM O INESPERADO

· Como lidar com ameaça externa, com o inesperado.
V. 3 a 5 o ES fez com que Josafa escrevesse um manual de reação para a contingências da vida.

1.) JOSAFÁ QDO SOUBE TEVE MEDO
Josafa não substimou o perigo
Não brincou com o perigo
Nenhum de nós tem o direito de brincar com o perigo
Porque teve medo, percebeu, corro perigo, diz a Bíblia, então Josafá buscou a Deus.
Em outras palavras, Josafá disse : Eu não me basto !

2.) JOSAFÁ TOMA ATITUDES NA DEPENDENCIA DE DEUS ( JEJUM )
Porque sou rei, porque sou poderoso, porque tenho um exercito, porque tenho um nome, porque tenho cursos, porque sou rico, porque . . . mas nem por tudo isso eu devo deixar de buscar a Deus diante do perigo.
Porque a força que nós fará vencer, nunca esta em mim, sempre vira de Deus.
Sempre buscamos saídas, manual pra isso, manual pra aquilo, como enfrentar situações e sair ilesos, como isso, como aquilo, etc, , mas feliz aquele que aprende como dobrar o joelho e buscar o meu Deus.
Isso fará muita diferença.
Josafa começou um Jejum com o povo.

3.) JOSAFÁ FICOU EM PÉ :
Josafa ficou EM PÉ, em pé buscou a Deus.
Josafa em pé diante do povo, disse : estou com medo, vamos jejuar, vamos orar.
Precisamos compartilhar com os outros a nossa dor, o nosso problema.
Mas Josafa da o exemplo, é o modelo, diz a Bíblia, ficou em pé.
Posição diante de problemas é EM PÉ.
Não tem coisa mais triste, mais decadente, é vermos uma pessoa com uma postura de um derrotado, cabisbaixo, sempre diante de um problema ou situação.
Ta difícil, é uma grande multidão que vem contra nós, mas eu o rei estou aqui em pé com vocês, e Deus vai nos dar a saída.
Meu irmão não se esconda, rasgue da sua vida essa síndrome de avestruz.
Levanta os olhos, Deus honra os que elevam os olhos para os montes.
Senhor ta difícil, mas não vou entregar o barco ao inimigo.
Não vou pular desse barco agora, ta difícil, mas eu sei que o Senhor esta no controle.
Ficou em pé diante do povo.
Afetamos outros qdo alguém nos vê derrotado.

4.) JOSAFÁ BUSCA A DEUS – É O INICIO DA VITORIA :
Josafá busca a Deus.
Declara um Jejum e se coloca em Pé diante de Deus.
Josafá então começa um dialogo com Deus.
Versículos de 6 a 12 nos fornece ingredientes que nos fortalecerão no viver diário.
Nesses versículos temos o conteúdo do que nós podemos com DEUS.
A multidão vem : a dor, a enfermidade, as dividas, o desemprego, a morte, etc, a crise vem, mas Josafá diz há um Deus que o nosso Deus ainda esta vivo e nunca morrera.
V. 6 – Josafá diz : não és tu Deus nos céus ?
Temos que voltar os olhos aos céus, Deus não é o Senhor que estais ai ! ! ! .
És soberano, onisciente, onipotente, onipresente, e reina e vive.
V. 7 - Começa a lembrar que há um Deus que esta sempre agindo.
Agindo sobre toda a terra, sobre mim, sobre a minha família, sobre os meus negócios, sobre o meu ministério, sobre a igreja, esta no controle de tudo.
Josafá então começa a falar, nosso Deus sempre agiu, porque não agiria agora.
O Deus que nos criou, está conosco, amem.
Uma gde multidão vem, mas Deus esta comigo.
O problema é que nós focamos o nosso olhar na terra, nas circunstancias, nos problemas, devemos para o alto há um Deus olhando por nós o tempo todo.
É esse Deus que nós vai dar a vitória.
Irmãos olhem para cima, há um Deus nos céus imutável, que nunca perdeu uma batalha.
Deus não vai me deixar na mão agora, de jeito nenhum.
Deus esta do nosso lado.
As vezes temos a imprensão de que Deus esta fora, não está nem ai, mas isto é só ilusão, sabe porque o tempo todo, com tudo que nos ocorre Deus esta cuidando de nós.
Josafá disse a multidão vem contra mim, mas há um Deus nos céus e eu vou busca-lo agora .
V. 12 – Começa o segredo da vitória de Josafá
Olha comigo o que ele diz na parte b desse versículo .
“ Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que fazer, porém os nosso olhos estão em ti “ .
Para mim irmãos esse é o segredo.
Porque : títulos, cargos, nomes, dinheiro, status, placas de igreja, influencias, etc, nada disso é capaz de deter a grande multidão que vem contra nós, somente Deus o pode fazer.
Sempre haverá um momento em nossa vida que diremos eu não sei o que fazer.
Onde títulos, diplomas, dinheiro, amigos, nada e ninguém pode fazer alguma coisa por voce, nem mesmo voce pode ou sabe o que fazer, então só há uma saída ; dizer Senhor os meus olhos estão postos em ti.
Toda a minha esperança, toda a minha vitória, estão em ti Senhor, pois eu não sei o que fazer.
Qdo dizemos AGORA só DEUS PODE FAZER ALGUMA COISA, DEUS COMEÇA ENTÃO A AGIR.
Nosso orgulho muitas vezes impede o agir de Deus.
Muitas vezes dizemos, deixa que isso eu tiro de letra.
Mas vitória esta em reconhecer que não podemos, não sabemos, então clame a Deus e Ele fará.
Há um tipo de DOR, Há um tipo de QUEDA, e há um tipo de VAZIO : QUE SÓ DEUS SARA, LEVANTA E PREENCHE.
Não sei o que fazer, MAS OS MEUS OLHOS ESTÃO POSTOS EM TI ! ! ! .

DIGA ASSIM COMIGO :
· SENHOR MEU DEUS, OS MEUS OLHOS ESTÃO POSTOS EM TI.
· SENHOR MEU DEUS, OS MEUS OLHOS ESTÃO POSTOS EM TI.

5.) JOSAFÁ USA A PROVIDENCIA DE DEUS :
Só após a entrega, o desarmar diante de Deus, depois de declarar a dependência total de Deus é que o Espírito do Senhor veio com a resposta, com a solução.
V. 14 – Somente qdo Josafá disse Senhor eu não sei o que fazer, é que veio o Espírito do Senhor no meio do povo . . .
Enquanto eu fizer meus cálculos, meus conceitos, minha sabedoria, minha força, minha racionalidade, meu carisma, meu jeitinho, sabe enquanto eu achar, eu estou apenas agindo, e Deus diz, aja, sofra ou quebre a cara.
Mas quando eu digo Deus eu não sei o que fazer, ai então Deus manda o seu ES.
Deus tem para mim e voce um tempo certo .
Não é hoje – É AMANHÃ.
Não reclame hoje – espere o AMANHÃ DE DEUS !
Não force a barra, Deus olha tu és Deus eu sei, essa multidão está vindo, é grande, é enorme, e daí, Deus esta dizendo é AMANHÃ descereis contra eles.
V. 18 – ler
Josafá após a resposta de Deus se prostou com rosto em terra e adorou o Senhor.
O que eu aprendo aqui ?
DEUS AGE ! E EU ESPERO PROSTRADO DIANTE DELE ! ! !
No inicio Josafá esta EM PÉ diante do problema .
Porque problema a gente enfrenta olhando para ele, encarando.
Mas diante de Deus, nunca em Pé, é de joelhos prostrado.
Meu irmão voce não imagina a benção que é dobrar o joelhos e esperar em Deus.
DEU NOS QUER PROSTRADO DIANTE DELE.
OU NOS PROSTRAMOS OU JÁ PERDEMOS A BATALHA.
Senhor somos carentes, fracos, sem sabedoria, nos ensine a DEPENDER DE TI.
Veio os resultados :
V.20 = crede no Senhor vosso Deus e ESTAREIS SEGUROS, CREDE NOS SEUS PROFETAS E PROSPERAREIS.
V. 26 = é o prazer de começar de novo – Vale da Benção
Isto que dizer que as contigencias, aquilo que vem de fora não pode tirar de mim, de voce, eu sou uma BENÇÃO ! ! !

APRENDEMOS QUE QDO ALGUEM NOS DISSER :
LÁ VEM A MULTIDÃO, PODEMOS RESPONDER LÁ VEM A PROVIDENCIA DE DEUS.

OREMOS :
LEVANTE AS MÃOS AO CEUS E DIGA, SENHOR A MINHA VIDA É UMA BENÇÃO,
MINHA FAMILIA É UMA BENÇÃO, MEUS NEGOCIOS É UMA BENÇÃO, MEU EMPREGO É UMA BENÇÃO, MINHA CIDADE É UMA BENÇÃO, MINHA IGREJA É UMA BENÇÃO, MEUS PASTORES É UMA BENÇÃO, ETC.
QUERO TI CONVIDAR E SE COLOCAR AGORA DE JOELHOS, DIZER A DEUS EU NÃO SEI O QUE FAZER, MAS OS MEUS OLHOS ESTÃO POSTOS EM TI ! ! ! Amem.

No Amor de Jesus,

Pr. Humberto Freire

3 comentários:

"Mediar é melhor..." disse...

Mensagem muito edificante. Tenho em meu coração também um desejo de ser benção para as famílias como os meu dons e talentos.

Unknown disse...

Excelente reflexão da palavra de Deus, pastor Humberto. O Espírito de Deus continue te usando e capacitando para realização do ministério que te foi confiado. Amei a exploração e aplicação bíblica!👏👏👏👏👏👏👏

Unknown disse...

Disse: Explanação e aplicação bíblica.