Inicio

sábado, 10 de outubro de 2009

A SOBERANIA DE DEUS x A LIMITAÇÃO HUMANA

TEXTO BASE : Isaías 40 – 29 á 31

INTRODUÇÃO

Vemos hoje, o quão limitados somos, em relação às circunstâncias adversas, das quais somos acometidos ao longo de nossas vidas.
A nossa limitação, ou a nossa visão limitada está focalizada, centrada nas circunstancialidades presentes, com o qual perdemos o alvo, tiramos os olhos do Deus Soberano, e colocamos nossa visão nos problemas. Este tem sido um dos principais problemas do cristianismo atual.
Neste século em que vivemos, onde tudo é muito rápido, esperamos resultados rápidos, tudo é fastfood, DiveTruu, o tempo é curto, as ocupações e responsabilidades na vida das pessoas tem encontrado primazia, e quando não obtemos respostas imediatas ficamos frustrados, e depressivos.
E isso tem alcançado e contaminado muitos cristãos hoje.
A Igreja assemelha-se ao McDonald’s, onde o irmãozinho chega com seu carro, faz o pedido, após segundos, ele anda mais alguns centímetros, e pega o pedido em um outro balcão e já sai com aquilo que queria, e quando isso não acontece, a tendência é parar, é ir embora, é procurar uma outra lanchonete, quem sabe lá é mais rápido o atendimento, talvez o Habib’s.
Então começa-se a questionar o caráter e a Soberania de Deus.
A soberba, o egocentrismo tem encontrado lugar na primeira fila da nossa existência, em nossas vidas.
Tentamos resolver os problemas do nosso próprio jeito, porque mediocrilmente achamos que Deus está demorando, as cobranças externas estão aumentando, é tanta coisa, é tanta demanda, cobrança da família, do trabalho, na rua, até mesmo dentro da Igreja, e com o passar do tempo as forças vão sendo minadas, a esperança vai sendo entulhada pela desesperança, dá-se o lugar à dúvida, e o grande problema neste período, é justamente isso – começar a duvidar da soberania de Deus.
Porque Deus permitiu isso?
Porque Deus não intervém com uma solução?
Porque Deus não responde?
Será que Deus existe mesmo?
Esta era praticamente a mesma situação do povo de Israel aqui descrito. E nestes versículos que lemos, onde Deus faz uma declaração que é relacionado à situação que o povo que se encontrava, e que cabe inteiramente em nossas vidas, porque Deus diz assim:
Se você está pensando que sua causa, o seu drama passa desapercebida diante de Mim, você está cansado de esperar, já não dispõe de forças para continuar a jornada, e começa a ter uma crise existencial. Eu lhe digo, Eu Sou um Deus que pode renovar as forças. E mais do que isso, Eu capacito você a voar mais que as águias, a correr como os corredores mais maravilhosos, e Eu vou dar energia para que na jornada você não se canse!”
Eu quero lhes apresentar a soberania de Deus nesta perspectiva do texto de Isaías que lemos, Este que tem o controle de todas as coisas em Suas mãos, e não há nada que possa escapar delas.
O interessante, é que na intenção de estabelecer fundamento, base para esta declaração que Ele oferece, pra esta promessa que Ele faz, pra esta associação desta promessa com aquele que acha que não consegue esperar, já está cansado, fadigado, Ele se auto-descreve.
E do verso 12 em diante, há um santo stripteese divino, é Deus tirando o manto, é Deus tirando a roupa, é Deus mostrando quem Ele é por baixo, é Deus dizendo:”olha, esquece todo este negócio de um Deus Todo-poderoso, assentado em um trono, inacessível, Eu vou te mostrar quem Eu Sou.”
E neste ato de auto-descrição, Ele se revela em relação a quatro coisas específicas:

1. AO UNIVERSO E AOS COSMOS
· Ele diz: ”Você quer confiar em mim, quer ver que Eu posso ser Deus para sua vida, que Eu posso renovar as suas forças, quer ver que a sua causa não passa desapercebida diante de mim, então pense em quem Eu Sou. Me compara com os cosmos, com o universo criado, e você vai ficar completamente estupefato.”

 Verso 12a – 2/3 do planeta é água. E Deus disse que tudo cabe na concha de Sua mão – o Atlântico, o Índico, o Pacífico, o Antártico, o Ártico, o Mar Mediterrâneo, o Mar Náutico, toda água do planeta.

 Verso 12b – Os astrofísicos, os astrônomos, com toda as suas estruturas de telescópios, e eles calculam que a dimensão dos cosmos são de aproximadamente 4 bilhões de anos luz de raio, e 8 bilhões de anos luz de diâmetro, e Deus diz que foi medido por Ele a palmos.

 Verso 12c – O Everest, as Cordilheiras dos Andes, os Alpes Suíços e Austríacos, quem foi que pesou isso tudo em balança e precisão.

 Verso 22 – A Imagem é de um Deus encostado no globo terrestre. Ele estendeu os Céus como um forro, uma cortina.

 Verso 26 – Deus tem a contabilidade perfeita de todas as estrelas. Não tem nenhum meteoro rodando no universo que Deus não conheça. E Ele as chama pelo nome.

· Deus se relaciona com o Universo, no sentido de mostrar a sua grandeza e te dar uma prova para que você creia que a sua causa não passa desapercebido diante dEle, pensa em quem Deus é em relação ao universo, Ele pode renovar as suas forças, e te dar ânimo para continuar a jornada.

2. DEUS SE COMPARA EM RELAÇÃO A SOCIEDADE HUMANA

 Verso 15 á 17 – Diz respeito às nações. E hoje pensamos que algumas nações são extremamente poderosas, a um tempo atrás a nação Soviética, hoje os Estados Unidos. Olha a extensão do território nacional do Brasil, da Ásia, para Deus é como um pó da balança.

 Verso 23,24 – Olha o que Deus diz sobre os Líderes políticos. Deus diz que tudo isso passa como um sopro, é como uma palha.

3. DEUS SE RELACIONA COM OS DEUSES DOS POVOS

 Verso 18 á 20 – Quem são os deuses diante de Deus? A quem comparareis a Deus?

4. DEUS NÃO TEM CONSELHEIRO NEM INSTRUTOR

 Verso 13 e 14 - Deus não pede conselhos, e nem depende de outros. Ele não pede conselhos para anjos, aliás, até os anjos ficam assustados e estupefatos com a soberania de Deus, cada hora os anjos são surpreendidos com algo novo da parte de Deus.

 Deus é livre, Ele é livre, ninguém pode equacionar Deus, ninguém pode entender Deus, ninguém pode metodotizar Deus, ninguém pode colocá-lO em uma caixinha, ou domesticar Deus, ninguém pode condicionar Deus.

CONCLUSÃO

Verso 27 – Jacó porquê você pensa que não tenho conhecimento de ti?
Olha para tudo isso que te falei, e será que depois de saber quem Eu sou, dá para você entregar sua vida pra Mim?
Dá pra você confiar esta sua carreirinha ?

Pr. Humberto Freire

Nenhum comentário: